quarta-feira, 1 de setembro de 2010


:: Sem a cadeirinha infantil e ainda sem multa ::

Atendendo a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran), entrou em vigor nesta quarta-feira (01), a obrigatoriedade do uso das cadeirinhas para transportar crianças de zero a sete anos em veículos particulares.

Porém, aqui na cidade de Santos, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) afirmou que a data para iniciar a autuação ainda não foi definida. Nesta primeira semana, aqueles que forem flagrados sem o dispositivo, receberão orientações sobre a nova legislação pelos fiscais da companhia e pela Polícia Militar.

Segundo a lei, o uso fica determinado da seguinte forma:

- Crianças de até um ano de idade: usam o 'bebê conforto'
- Crianças de um a quatro anos: usam a cadeirinha
- Crianças de quatro a sete anos: usam o assento de elevação
- Crianças de até dez anos: usam o cinto de segurança no banco traseiro.

A ONG Criança Segura divulgou dados informando que os riscos de morte diminue em 71% quando as crianças estão em cadeiras de segurança, o que reduz também em até 69% a necessidade de hospitalização das com até quatro anos de idade.

O motorista que descumprir a medida, terá que pagar multa no valor de R$ 191,54 (cento e noventa e um reais e cinquenta e quatro centavos) e ainda perderá sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. É importante lembrar que a medida não se aplica aos táxis, vans e transportes coletivos.

Nicelle

16

16 comentários:

  1. Confesso que n acompanhei aqui em minha cidade como está a fiscalização. Mas, deveria estar em vigor em todo o país. Tudo pela segurança das crianças.

    ResponderExcluir
  2. Não entendo o porque de ainda n estarem autuando, quanto mais tempo se perder é pior. Ainda mais em uma cidade como Santos :-/
    Beijões, querida!!! Até amanhã.
    Aguardo os seus ótimos comentários em meu blog :-)

    ResponderExcluir
  3. Que coisa! Ñ deveria sem assim, se a data escolhida para a atuação acontecer foi hoje, todas as cidades deveriam seguir a regra. Eh importante informar, mais isso já veio sendo feito antes. É uma pena.

    ResponderExcluir
  4. Acho a medida muito importante e a punição é justa :)

    www.jflores.blogspot.com
    Te espero lá com os seus ótimos comentários!

    ResponderExcluir
  5. Ah, esqueci de falar que vi no G1 que em Goiânia também adiou a fiscalização, mas lá foi por falta do produto nas lojas. Será que foi assim em mais cidades brasileiras?

    www.jflores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Acho que todas as cidades deveriam começar a vigorar a lei na pratica na mesma data, como comentaram acima.

    Mas é muito bom divulgar essas informações! Para contrapor os pseudo intelectuais que dizem que esse projeto de lei foi feito para vender cadeirinhas! Magina gente, é um absurdo esse raciocinio.

    Otimo blog, continue informando as pessoas!

    Niemi.

    ResponderExcluir
  7. Filha, o seu blog está cada dia melhor. Você é uma execelente profissional e conseguirá atingir todos os seus objetivos. Continue firme na trilha, como você mesma diz, não é? Que Deus continue a te abençoar e te capacitar para continuar exercendo de forma séria aquilo que você é apaixonada: o jornalismo. Te amo e torço sempre por você! Beijos cheios de saudade. Ely.

    ResponderExcluir
  8. Nicelle, belo post primeiramente
    isso vai além de uma questão de multas e punição, todos os pais que tem amor e seu filho e prezam pela sua vida deveriam ter a consciência do que o não uso da cadeirinha pode causar.
    continue assim, ótimo blog :*

    ResponderExcluir
  9. Se n houve a conscientização dos orgãos responsáveis q pelo menos haja dos pais e responsáveis q levam crianças em seus veículos.

    ResponderExcluir
  10. Acho a medida muito importante e a punição é justa

    ResponderExcluir
  11. Orientar é preciso, mas agir também! ¬¬

    ResponderExcluir
  12. As cadeirinhas ja deviam ser passiveis de multa faz tempo, mas como tudo no brasil e devagar, o legal e que saiu do papel

    Parabens pelo blog

    www.kaduguitar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Este tipo de cuidado deve ser primeiramente dos pais e depois da autoridades. Mas, pelo visto, as coisas estão se invertendo. Cuidado e zelo pelos filhos é dever de todos os pais.

    ResponderExcluir
  14. Não entendo o por que de aqui em Santos os pais ainda n estão sendo multados. É o tipo de coisa que n dá p/ perder tempo!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo seu blog. Estou retribuindo sua visita e acabei me tornando seu seguidor. Agradeceria se você me seguisse também.
    Trabalhei durante 10 na CET em São Paulo e a importância de várias atitudes nos últimos anos em relação à punição e orientação no trânsito, é importante. A cultura do brasileiro em geral, é dar risada das leis. Por isso é preciso punição. Como? Multando. Mas com consciência.
    Mais uma vez, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir