quinta-feira, 2 de setembro de 2010


:: Amamentar por uma vida mais saudável ::

Amamentar vai muito além de simplesmente alimentar o bebê. Este é, acima de tudo, um ato de amor e o principal instrumento que promove a saúde e a proteção desde a primeira fase de vida. Através deste ato, os vínculos afetivos são fortalecidos e estreitados pelo contato físico e a troca de olhares entre a mãe e o bebê. "A mãe é a primeira professora do seu bebê, a professora de amor", explica a pediatra, Célia Cristina Machado, em entrevista ao BJNA.

O leite materno é um alimento completo e possui 250 fatores de proteção. Porém, muitas mães esquecem do quanto as primeiras mamadas são importantes e trazem benefícios não só para a criança. "Estamos resgatando a cultura do aleitamento materno exatamente por conta dos benefícios que ele proporciona para o bebê, para a mãe e para a nação como um todo, pois reflete resultados diretos na diminuição do índice da mortalidade infantil", diz a pediatra.

Os principais benefícios para o bebê são: proteção contra infecções respiratórias, otites, diarréias, doenças crônicas como alergia, asma, obesidade, diabete e pressão alta. Além de favorecer o desenvolvimento físico e intelectual. Já para a mãe são: redução rápida do peso ganho durante a gestação, diminuição do sangramento pós-parto e do risco de ter câncer de mama e de ovário.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que até os seis meses a amamentação deve ser o alimento exclusivo da criança. A partir desta idade, todas devem receber alimentos complementares e manter o aleitamento materno. "Nesta fase, ofereça à criança arroz, feijão, frutas e legumes, mas tudo em forma de papinha e sem a inserção de sal. É ideal oferecer o alimento com o sabor natural que ele tem", orienta a dra. Célia e lembra ainda que a amentação deve continuar pelo menos até os dois anos de idade ou mais.

Amamente, dê ao seu filho o que há de melhor.

Nicelle

25

25 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I a matéria, Nicelle. Muito informativa mesmo. Parabéns :)
    Passa no meu blog, espero vc lá.

    www.jflores.blogspot.com

    :*

    ResponderExcluir
  2. Como homem, acredito que o amamentar é exatamente como falou a Nicelle... Um ato de amor! Ainda não sou pai, mas sei que em breve serei, e com certeza terei muito prazer em ver minha esposa amamentando, dividindo sua própria energia e amor para com o nosso filho. Deus nos criou perfeitos, e perfeitamente ajustados para exercícios de amor tais como este.
    Parabéns Nicelle pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Amei amiga,quando eu tiver meu filho vou amamentar com muito amor!!!!

    ResponderExcluir
  4. Essas são informações valiosas para quem é mãe ou não. Ainda n sou, mas pretendos er e me lembrarei dos cuidados necessários que aqui encontrei.
    Beijos e abraços!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O post é muito interessante e informatico.
    Vou vir te visitar mais vezes. Só hj conheci o seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Acho lindo a mãe amamentar seu filho! Mas, com tantos silicones, acho difícil as mães quererem fazer isto e mesmo quando fazem, deve ser mais difícil pro bebê, ou algo assim.
    Beijos.
    PS: virou parada obrigatória aqui também!rsrs

    ResponderExcluir
  6. Acho a coisa mais linda uma mãe amamentando o seu bebê. Como algumas podem n querer fazer isso? Não entendo.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu texto nicelle, é muito importante o ato de amamentar, e como já foi dito, também é um ato de amor.

    :D

    ResponderExcluir
  8. Oi querida !

    Ando correndo tanto que quase não tenho mais tempo de ler alguns blogs interessantes como o seu...gostei do tema 'amamentação"as pessoas não tem idéia do quanto é importante pra vida de uma criança.

    Mas como todo medroso,ainda tenho medo de assuntos que envolvam paternidade,hehehe...

    volte quando quiser, seus comentarios são sempre bem vindos e não se preucupe,daqui a pouco sai uma história engraçada quentinha pra vc ler !

    abraço !

    ResponderExcluir
  9. COm certeza o leite é muito importante, o bb precisa de todas as vitaminas e nutrientes.

    ResponderExcluir
  10. Não entendo esse interesse do ser humano em se desviar de seus instintos e essências de natureza animal mesmo. Amamentação é essencial!

    Abraço! ;)

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. é tudo verdade mesmo! Acho que o único animal que liga mais para a estética do que para o filho, é mesmo o animal homem!!!!


    Atualizei o blog

    ResponderExcluir
  12. Ah coloquei um link do seu blog no meu!

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do seu texto nicelle, é muito importante o ato de amamentar, e como já foi dito, também é um ato de amor.Parabéns pelo blog.
    Que Deus te abençõe hj e sempre...
    fui

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo blog, muito bom mesmo!!

    ResponderExcluir
  15. nossa, eu vou ser mãe daqui a 5 meses e mal posso esperar para amaemntar o meu pequeno!!!!

    ResponderExcluir
  16. Nada é tão importante como o aleitamento materno, não?
    É um vínculo entre a mãe e o bebê!
    ADOREI O POST!

    :)

    ResponderExcluir
  17. Esse é um ato definitivamente belíssimo. Qdo for mãe ñ deixarei de faze-lo com toda a certeza. Muito bom o texto e nada cansativo, li e re-li :-)

    ResponderExcluir
  18. Palmas para vc pelo post!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. O leite materno é uma dádiva.
    É o soro e alimento para o bebê.
    Ótima matéria.
    Abraço

    ResponderExcluir
  20. Amamentação é um lindo gesto de amor. E além de saudavel para o bebê, é um momento onde mãe e filho vão se conhecendo.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Amamentar é fundamental, quem dera todas as mães pensassem assim e amamentassem até mais de um ano de voda! gosteei muito! beijos!!!


    http://deixakieto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oiee..Seu post ta ótimo(e amamentar é um dom q Deus deu as mulheres)..
    Passando pra deixar minha marquinha e te convidar p ir conferir meu novo post e dar sua opinião..Se gostar siga-me
    http://ninacoelhomc.blogspot.com/
    Bjao..

    ResponderExcluir
  23. Oie!

    Nossa, eu quero muito um dia amamentar o meu bebê com muito , muito, muito carinho! *_*

    Acho que as crianças precisam muito destes atos que nenhum leite em pó ou babá eletronica pode promover, ali tem muito mais que leite, tem amor e o maior de todos, o amor materno.

    :) eu fui amamentada até um ano e 4 meses e vejo que isso me ajudou muito, sou grata até hj por todos os esforços que a minha mae fez para ir o mais longe que podia na amamentação.

    é tão bonito né! dá vontade de chorar de alegria! *_*

    vamos nos visitar sempre, eu tb adorei o seu blog, vc escreve muito bem e fala de coisas super positivas, é muito bom! continua firme ai na trilha. ;D

    Niemi.

    ResponderExcluir
  24. Ni minha amiga, amei esse informativo sobre a importância da amamentação, e sobre o seu valor quanto ao desenvolvimento da crianças em vários fatores que já foram citados, parabéns! Na próxima coloca sobre o teste da orelhinha e sobre a importância que cada mãe deve ter ao seu filho que nascer,se vc conhecer alguma fono aí por perto faz uma entrevista com ela rs, bjo amiga te amo.

    ResponderExcluir