O trabalho voluntário é uma prática que cada vez mais vem se firmando em nossa sociedade como um canal de transformação e contribuição aos mais necessitados. Seja uma vez por ano, uma vez por mês ou diariamente, aqueles que se disponibilizam, doando o seu tempo e conhecimentos, ajudam a tornar o mundo um lugar mais justo.
Se você gostaria de candidatar-se para ser um voluntário, mas carrega consigo as dúvidas mais frequentes, a Associação Tertio Millennio criou o Guia do Voluntariado, com 9 dicas para te ajudar. Confira e faça a sua parte!
Se você gostaria de candidatar-se para ser um voluntário, mas carrega consigo as dúvidas mais frequentes, a Associação Tertio Millennio criou o Guia do Voluntariado, com 9 dicas para te ajudar. Confira e faça a sua parte!
1. Todos podem ser voluntários
Trabalho voluntário é uma experiência aberta a todos, não apenas para quem é "especialista" em alguma coisa. Todos podem contribuir, a partir da idéia de que o que cada um faz, pode beneficiar alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil.
2. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: o voluntário doa e recebe
Voluntariado não é sinônimo de obrigação ou de coisa chata, motivada por sentimento de culpa. Pelo contrário, é uma experiência espontânea, alegre, prazerosa e gratificante porque ele doa a sua energia, tempo e talento, mas ganha muitas coisas em troca: contato com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações e aprender coisas novas.
3. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária
Trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal. É contato humano, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado. Este sentimento é uma motivação fortíssima para o envolvimento das pessoas.
4. No voluntariado, todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha, a comunidade
O sentido da ação voluntária é eminentemente positivo: ao mobilizar energias, recursos e competências em prol de ações de interesse coletivo, o voluntariado reforça a solidariedade social e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana.
5. Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade
O voluntariado não compete com o trabalho remunerado nem com a ação do Estado. Uma sociedade participante e responsável, capaz de agir por si mesma, não espera tudo do Estado, mas tampouco abre mão de cobrar do governo aquilo que só ele pode fazer.
6. As formas de ação voluntária são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário
Cada necessidade social é uma oportunidade de ação voluntária. Entre as principais áreas de atuação estão: saúde, educação, atividades esportivas e culturais. Basta olhar em volta e dar o primeiro passo.
7. Voluntariado é ação
O voluntário é um pessoa criativa, decidida, solidária. No trabalho voluntário, não há cartórios nem monopólios. Não há hierarquia de prioridades. Não é preciso pedir licença a alguém, antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz.
8. Cada um é voluntário a seu modo
Alguns são capazes individualmente de identificar um problema, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo. No voluntariado é assim: não há fórmulas nem receitas a serem seguidas.
9. Voluntariado é escolha
Cada um contribui, na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Cada compromisso assumido, no entanto, é para ser cumprido.
O guia do Voluntário, da Associação Tertio Millennio, tem a autoria de Miguel Darcy de Oliveira.
oi , eu AMEI seu blog e to seguindo , me siga também por favor , beijoss
ResponderExcluirhttp://www.saladaheg.blogspot.com/
Que post maravilhoso (mais um). Eu faço trabalho voluntário por isso me identifiquei bastante. Se sentir util e crescer como pessoa e profissional ñ tem preço mesmo.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa de conscientizar as pessoas e esclarecer duvidas q elas possam ter sobre o assunto.
Um beijão, minha jornalista preferida :)
Belo post! É tudo verdade realmente. Confesso que nunca fiz trabalho voluntário, sempre tenho mil desculpas pra isso.
ResponderExcluirVou pensar com mais carinho.
Todas as dicas são discutidas em torno de um único argumento: "o voluntariado para fazer uma sociedade mais justa e ajudar o próximo". Essas dicas podem ser reduzidas a duas, a meu ver. (nada pessoal, rs)
ResponderExcluirAbraço
perplife.blogspot.com
Confesso que tinha algumas duvidas e o seu post me esclareceu bastante. Adorei, queridona!
ResponderExcluirBom final de semana p/ voc!!!!!
Beijinhos!!!!!! *__*
Eu fiz um trabalho voluntário durante alguns anos como contadora de histórias.. Confesso que só parei por indisponibilidade de tempo... Planejo voltar a fazer algo assim que conseguir me organizar melhor... Acho muito Gratificante!
ResponderExcluir;D
Confesso que já tive vontade de fazer um trabalho voluntário, mas assumo não saber por onde começar.
ResponderExcluirsou voluntario de duas ongs de Osasco
ResponderExcluirmuito bom falar sobre isso...ta me enrolando na parceria né Nicelle...
http://universovonserran.blogspot.com
Eu ja tentei fazer um trabalho volutário, sendo "líder" inclusive mais eu desiste é muita coisa...
ResponderExcluirGostei do Post.
Se der passa no meu blog.
http://juizofinalnomeuquintal.blogspot.com/
Abraços
Que post MARA querida! Adorei foi muito útil! Eu faço uma espécie de trabalho voluntário com crianças aos domingos, e confesso que quem ganha sou eu, que vou embora me setindo muito bem! É muito bom sentir-se útil em ajudar quem precisa.
ResponderExcluirBeijinhos
Ola, querida jornalista. Nem perciso dizer mais...sempre postando assuntos interessantes e úteis para todo mundo.
ResponderExcluirLmebrei de um tempo que trabalhei em Recursos Humanos e fomos visitar um asilo e entregar alimentos que arrecadamos no fim do ano(o asilo inclusive foi fechado pelo Governandor Sérgio Cabral, aqui no Rio de Janeiro, depois de denúncias). Naquele dia eu percebi como é mesmo gratificante e HUMANO vc doar seu tempo, suas palavras e ser solidáRio com a dor das pessoas. Pq o asilo era mesmo um horror.
É um incentivo ler sua matéria postada em seu blog, qualquer pessoa sempre pode fazer mais. Quantas vezes sinto o mundo cair sobre minha cabeça e quantas pessoas mais precisam de um sorriso, uma mão estendida, uma história contada, um violão tocado, um auxílio vindo de algum profissional da saúde....são tantas as maneiras de ajudar que nos deixam envergonhados quando ficamos de braços cruzados.
Não é p pensar e sim agir.
abraços Nicelle!!!
Já fiz trabalho voluntário para instituições que ajudavam ex-drogados e a melhor reconpensa é saber que estamos ajudando. grande abraço e parabéns por mais uma ótima matéria.
ResponderExcluirobs: vc ta me devendo uma visita aos blogues www.cinemeirosnews.blogspot.com e www.blog-do-pena.blogspot.com q tão com novas matérias esperando o seu parecer hehehe....
Sempre ajudo no que posso dentro da minha escola! Seja puxando cadeiras até com projetos extra-classe.
ResponderExcluirhttp://analisefc.blogspot.com/
ótimo texto, viu? Voluntariado é realmente muito bom, e ajudar os outros é melhor ainda.
ResponderExcluirBeijos.
www.deliriosdeconsumista.blogspot.com
Tenho vontade de fazer trabalho voluntário, tenho curiosidade e queria experimentar. Afinal você "vende" a sua solidariedade, aliás você dá, porque afinal você não ganha dinheiro em troca, só o prazer de saber que ajudou muitas pessoas :D
ResponderExcluirÓtimo post Nicelle, afinal... como sempre ;]
Grande abraço minha amiga, bom fim de semana.
Abraços, G+
www.gabrieltododia.blogspot.com
Oi Nice,
ResponderExcluirOlha eu acho muito importante esse tipo de iniciativa viu? Se as pessoas reclamassem menos e fizessem mais teríamos um mundo mais justo, pessoas mais compreensivas, que respeitam as diferenças e que têm vários pontos de vista que lhes permite crescer como pessoas.
Voce tratou muito bem de como ajudar ajuda a todos. Quando as pessoas descobrirem como faz bemm ser solidários elas muito provavelmente se tornarão pessoas melhores.
__
Obrigada por sua visita sempre lá no meu blog viu? Você é uma colaboradora do blog, sempre fazendo comentários pertinentes que ajudam a refletir os assuntos abordados. Obrigada.
já fui voluntário.... mas o coringa me faz mudar...
ResponderExcluirele disse...
" se você é bom em algo,nunca faça isso que você faz bem de graça" aí parei!!!
O melhor blog do meu .... Bairro
http://blogdocharque.blogspot.com/
Voluntariado é muito legal!
ResponderExcluirAbre portas e nos ensina muito sobre o relacionamento humano!
Parabens pelo post e pelo incentivo... Bóra voluntariar-se!
Nunca fiz trabalho voluntário, sempre arranjo desculpas. Só alguns trabalhos voluntários obrigatórios, algo do tipo "você não é obrigado a fazer, mas se não fizer perde nota"...rs
ResponderExcluirBeijos!
nunca fiz trabalhos voluntarios, mas acredito nos valores q podem trazer e nas realizaçoes pessoais :)
ResponderExcluirÓtimo blog, e ótima dica.
ResponderExcluirRealmente trabalho voluntário não tem classe social, credo ou distinção, todos podem e devem fazer.
É algo gratificante e ediicante.
Faço trabalho voluntário, mas como sempre digo o tempo é meu maior vilão.
Se todos ajudassem ao seu próximo com certeza o mundo não estaria do jeito que está.
Mas fico felizes que ainda tenha pessoas igual a você, que já está fazendo um trabalho voluntário divulgando isso.
Adorei o blog. Muito legal, espero que vc cresça muito nessa profissão.
www.criadoresdemundos.blogspot.com
Infelizmente é um trabalho não muito valorizado, até porque se fosse, demandaria remuneração. Mas a prioridade são dos empresários, que dizem o que é importante. Deveria ser mais creditado.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVerdade o trabalho voluntário vem se firmando, porem aqui onde eu moro, tem escolas, projetos que precisam de voluntários e muitos não se candidatam por que não tem remuneração!
ResponderExcluirMas muito bom seu post, um auxilio para as pessoas que querem ser voluntário, mas tem duvidas!
Parabéns!
O trabalho voluntário é lindo! E o salário é a sensação de estar mudando a vida de alguem e ajudando de certa forma. Obrigada por estar passando a idéia adiante, querida.
ResponderExcluirBeijos.
Nara.
oi lindona eu ja fui voluntaria já ensinei a arte de fazer mascaras a pessoas mais carentes e amei a experiencia beijos si tem novidade lá viu
ResponderExcluirEste é um assunto muito importante e deve ser sempre lembrado mesmo.
ResponderExcluirAbração, jornalista.
pra ser voluntário não apenas ir e querer ajudar por ajudar...tem que fazer com amor...e dedicação...
ResponderExcluirAdorei o post!
ResponderExcluirEu sou voluntária de uma casa de crianças com cancêr!
É tudo de bom, renova a alma!
Indico a todos, não precisa de dinheiro, é somente ir ao local, brincar com as pessoas, conversar, dar carinho, isso é o que elas mais precisam.
Beijos.
mundofashiondatati.blogspot.com
Noooossa, adorei esse post! Eu sempre quis fazer trabalho voluntário, mas sempre tinha problemas com tempo e porque eu ainda era menor.
ResponderExcluirSeu post resgatou essa vontade dentro de mim :)
parabéns pelo blog!
Oi Nicelle!!!!!!
ResponderExcluirQuero pedir perdão pela negligência de visitas ao seu blog, ultimamente ando caminhando menos pela blogosfera, mas nunca deixarei de vir aqui, ok?
Li seus últimos posts e, como sempre, encontrei coisas interessantíssimas, como a pia com o peixe junto! hahaha
Quanto ao voluntariado, acho muuuito nobre aqueles que praticam esse tipo de serviço, e confesso que não participo de nenhum, por falta total de tempo (trabalhar + fazer cursinho = exaustão máxima).
Você faz algum tipo de serviço desses???
Beijos moça!!
http://songsweetsong.blogspot.com/
Está super correto este post, eu mesma to com um projeto que logo logo irei por em prática, só estou me organizando no meu studio pra não fazer nada pela metade e também para não começar e terminar parando.
ResponderExcluirComo já disse amei seu blog, vou vistá-lo sempre que possível, pq dá aula, administrar um studio, dá personal, mandar dicas pros alunos, atualizar blog etc rsrsrsrs é muita coisa para se fazer... mas já lhe coloquei na minha lista de blogs, pois quem entrar lá verá seu blog e pode vir e acessa, fica no canto direito.
Beijossss um dia meu blog vai ficar lindo como o seursrsrsrrss
É sempre bom ser voluntario em alguma coisa...
ResponderExcluirhttp://adasproducoes.blogspot.com
Excelente tema,parabéns mais uma vez.
ResponderExcluirMinha mãe faz um trb voluntário lindo:Toda tarde de domingo ela faz o lanche de uma galerinha portadora de HIV que vive numa ONG por não ter família,a maioria são crianças.
Eu como tenho tempo limitado,ajudo ocasionalmente quando a ONG faz almoços beneficentes,doou meu domingo e mando ver na cozinha.
"Com um pouco de cada um se faz um monte."
OBS:Mocinha Nicelle,cuide desse resfriado direitinho.
Bjks da Foquinha
http://jufoquinha.blogspot.com/
Flor..
ResponderExcluirNo momento não estou participando de nenhum trabalho voluntário, mas juro que adimiro a pessoas que disponibilizam um pouco do seu tempo, aos outros!!
Adorei o post!!
Bjinhuusss...
oi flor, ameei o post viu!?
ResponderExcluireu nunca fiz trabalho voluntário mas sempre tive vontade de fazer..
poost novo flor, vai lá?
beeijo,
www.universoblue.blogspot.com
oii flor.. brigada por visitar meu blog(não sei como vc achou.. kkkkkk) to seguindoo!!
ResponderExcluirbeijoo ;*
Olá Nicelle! Já fui voluntariado há um tempinho atrás. Mas tenho tanta vontade de voltar a fazer trabalho voluntário, mas o grande problema e que nós mesmo dissemos que não temos tempo. Mas pra passear agente sempre encontra né. Adorei o post. Me fez refletir mais ainda.
ResponderExcluirBjooo
Nath de Freitas
http://nathdefreitas.blogspot.com
Ooi flor, não é que eu deixei de vim aqui, essa semana foi complicada, só entrava na net pra afzer trabalho e dar uma fugidinha pra um post rápido :x hahaha Mas li os posts que eu perdi, adoreei aquele sobre economizar água com o peixinho! Esse sobre o voluntariado está super legal, se todos ajudassem pelo menos uma vez por ano, o mundo já seria um pouco melhor :D Beeijos!
ResponderExcluirNunca fiz ..que vergonhaaa
ResponderExcluirMas pra dar uma aliviada no meu peso na consciencia minha madrasta faz muitos almocos beneficientes que eu adoro participar. Sempre bom poder estender a mao a alguem que precisa !
beijinhooos querida bom fds!
Excelente post. Morro de vontade de fazer trabalho voluntário, participar de alguma OnG, e muitas vezes por falta de informação não é possível...
ResponderExcluirArrasou!
Beijinhos :*
http://tamodado.blogspot.com
Dois dias sem postagens???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
ResponderExcluirNão póde ser!!
Hahahahaha, faz isso não menina, hahahaha.
Atualizei o blog, depois veja lá, sua opnião é muito importante!
Oi, Nicelle!
ResponderExcluirSuper obrigada pelos comments lá no blog. Amei :)! Seja bem vinda!
Sobre o post...
Super bacana! Tenho muita vontade de fazer algum trabalho voluntário, mas nunca agi =/!
Fato, que depois desse post, vou pensar com mais carinho =)!
Beijinhos e parabéns pelo blog, coleguinha de profissão hehe!
Carol
www.pequenajorn.blogspot.com
acho muito legal esse tipo de trabalho
ResponderExcluirgostaria de ter tempo pra fazer tb =/
adorei a cronika... sera ki marina apoiara o serra?
ResponderExcluirAdorei, Nicelle! E pra ser mais sincero, até copiei no meu PC e tô pensando em usar numa reunião de um grupo da igreja, se vc, e o autor, me permitirem, claro! rsrs
ResponderExcluirBjo grande e parabéns pela iniciativa! Tiago Rocha.
Obrigado por tão relevante informação!
ResponderExcluirEstamos lutando para fundar uma Associação, e em nome de todos que trabalham como voluntários, estes que sabem que nada nesta área tamb´me não pode ser feito com muita dedicação e persistência!!!!
Abraços:
www.bombeirossaogoncalo.blogspot.com
No momento estou participando de um curso de bombeiro civil e brigadistas voluntários em são Gonçalo do rio abaixo e fiquei feliz em saber que ainda existem pessoas que se preocupam em fazer o bem em salvar vidas sem querer receber financeiramente e sim um abraço ou mesmo um sorriso pois não a nada melhor doque outro gesto de carinho em reconhecimento.
ResponderExcluirÉ SABEMOS COMO É SER VOLUNTARIO EM UMA REGIÃO A ONDE NÃO TEMOS COMO EXECUTAR O NOSSO TRABALHO. SER VOLUNTARIO É BEM MAIS QUE FAZER UM TRABALHO MESMO, É TER QUE ASSUMIR MAIS DE UMA VIDA AO MESMO TEMPO. NÃO TEMOS APENAS O DEVER DE CUMPRIR COM A NOSSA PALAVRA, MAS TEMOS O DEVER DE SUPRIR A NECESSIDADE DOS OLHARES CARENTES DAS COMUNIDADES QUE PRECISAM DE UMA MÃO PARA SE LEVANTAR COM UM POUCO MAIS DE DIGNIDADE.
ResponderExcluirGRUPAMENTO TÁTICO RESGATE
CMT RODRIGO SANTANA
SERRINHA - BAHIA