quinta-feira, 8 de julho de 2010
:: Exposição: Revolução Constitucionalista de 32
A trilha de hoje me levou a uma exposição que está acontecendo desde o dia 5 deste mês no Poupatempo de Santos pelas comemorações do 78º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932.
Na mostra, os visitantes poderão conferir mais de 50 peças, entre elas a bandeira original da Milícia Cívica de Santos, capacetes, munições, binoculos, medalhas, roupas usadas nas batalhas e jornais da época que relatam de que forma repercutiu a guerra que é considerada o maior movimento cívico da história do estado de São Paulo.
A Revolução de 32 aconteceu no Brasil entre os meses de julho e outubro porque o estado de São Paulo visava a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.
"A Revolução Constitucionalista de 1932 foi o único movimento cívico brasileio em que se registrou total adesão de todas as classes da sociedade: do industrial e do fazendeiro ao operário e ao pequeno lavrador. Mas, inédito mesmo em nossa história foi o fato de que encontravam-se nas trincheiras, lado a lado, o milionário e o pobre, ambos voluntários e lutando como soldados rasos." (Ney Malvasio - Associação de Combatentes de 1932/Santos)
Aos que moram em Santos ainda dá tempo de marcar presença na exposição que é gratuíta e acontecerá até amanhã (10) das 9h00 às 14h00.
Serviço:
Exposição pelo 78º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932
Onde: Poupatempo de Santos (Rua João Pessoa, 246 - Centro - Santos/SP)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Nicele
ResponderExcluirGostei do seu blog e estou seguindo. A propósito peguei "emprestada" a imagem deste post para colocar no texto que escrevi no meu. O crédito da mesma está garantido. Siga meu blog também www.oobservador-ricardoabreu.blgospot.com