quinta-feira, 14 de julho de 2011


:: Exposição "A Evolução do Biquini" acontece no Lounge Praiamar ::

Clique na imagem para aumentar - Fotos: Divulgação

Se hoje os biquinis provocantes fazem parte do nosso cenário, antigamente esta ideia nem passava pela cabeça, pois seria algo absurdo para a época.
LinkVer as fotos de quando as roupas de banho surgiram e acompanhar a sua evolução é muito divertido. Em toda esta transição diversas coisas aconteceram e o que era considerado uma afronta aos bons costumes passou a ser uma peça indispensável no armário feminino.

O Lounge Praiamar está com uma exposição sobre a evolução do biquini em comemoração aos 65 anos da confecção de sua primeira peça. Quem for da Baixada Santista eu super indico a mostra que pode ser vista até o dia 24 de julho.

Além de paineis explicativos sobre a história do vestuário, a exposição conta com 15 peças, entre elas 3 são originais da época, que fazem parte do acervo do Antiquário Castelinho, e as demais são reproduções feitas pelas mulheres do projeto "Costurando o Amanhã", da Cooperativa de Costura do Dique da Vila Gilda. Também estão expostas 20 bonecas Barbies com trajes de banho.

Exposição "A Evolução do Biquini"

Clique na imagem para aumentar - Fotos: Nicelle Almeida

1900 - Foi no início do século 19 que as pessoas começaram a buscar divertimento à beira-mar. A roupa apropriada para a ocasião eram os vestidos que cobriam o corpo todo. O banho dessa época consistia em um breve mergulho na água, com senhoras de um lado e cavalheiros do outro. Para entrar na água, as mulheres embarcavam em carroças fechadas, que as levavam até a água. Aos poucos, o modelo foi se modoficando: o vestido encurtou até o joelho, mostrando calças largas, no estilo Turco.

1920 - No final do século 19 os próprios médicos começaram a indicar os banhos de mar por considerar uma prática saudável. Mas, nada de marquinha de biquini ou algo parecido. Agora surgem os primeiros trajes de banho, uma espécie de macacão, algo que para a época era muito provocador por ficarem aderentes ao corpo.

1930 - Os anos 30 levaram o glamour do cinema para a beira da praia. Os primeiros maiôs, embora super comportados, mostravam a perna inteira, um escândalo para a época. Mas, a coqueluche do momento eram as calças pantalonas lançadas por Chanel para o lazer marítimo, combinadas com blusas leves e um enorme chapeu. Nesta época também surgiram as saídas de praia ou roupões, que davam um toque de sensualidade e elegância ao traje de banho.

Clique na imagem para aumentar - Fotos: Nicelle Almeida

1940 - O maiô era aderente ao corpo e destacado do ventre até a coxa alogando a silhueta. Um fator que mudou a forma do mundo ver a vestimenta de banho aconteceu duas semanas depois do teste da bomba atômica, em 1946. Foi a criação de uma vestimenta bem pequena, que deixava à mostra praticamente todo o corpo. A peça ganhou o nome do atol onde ocorreu o teste atômico: biquini (de Bikini). O biquini era um grande sutiã decotado nas costas e a parte inferior começava na cintura.

1950 - A aparição do biquini foi considerada um escândalo e as mulheres da época se recusavam a usar. No Brasil, o biquini só era usado por vedetes do teatro rebolado, como Elvira Pagã e Virgínia Lane, até que em 1956, a atriz Brigitte Bardot exibiu um modelo xadrez de babadinhos no filme "E Deus Criou a Mulher" e ajudou a popularizar o traje. Por volta de 1954, o traje de banho de duas peças passa a ser popular, mas agora com um pequeno short masculino e um "top" tipo camiseta.

1960 - Aqui é lançada a canção "Biquini de Bolinha Amarelinha", de Ronnie Cord. Com tanto sucesso as vendas dos biquinis atingiram o topo. Foi nesta época de mudança total nos paradigmas sociais que o uso da peça se tornou popular e chegou ao seu auge, tornando-se um verdadeiro símbolo pop, sendo utilizado em filmes e músicas, tanto para seduzir quanto para contestar.

Clique na imagem para aumentar - Fotos: Nicelle Almeida

1970 - No início dos anos 70 um novo modelo ainda menor de biquini brasileiro surgiu para conquistar o mundo: a famosa "tanga". O modelo, típico carioca, e a cintura baixa foram dois fortes da época. Houve também uma diminuição do tamanho do maiô e modelos diferenciados como o tomara que caia e os de um ombro só.

1980 -Nesta época surgiram outros modelos, como o provocante enrroladinho, o asa-delta e o de lacinho, além do sutiã cortininha. Quando o biquini já não podia ser menor, surgiu o imbatível fio-dental, ainda preferível entre as mais jovens. As peças passaram a ter cores fluorescentes para ressaltar os corpos bronzeados e malhados.

1990 - Agora a moda praia se tronou cult e passou a ocupar um espaço ainda maior. A mulher passou a mostrar o seu corpo de uma maneira mais sensual e inteira. Um verdadeiro arsenal entre roupas e acessórios passaram a fazer parte dos trajes de banho, como saídas de praia, sacolas coloridas, chinelos, óculos, chapéus, cangas e toalhas. No Brasil, o estilo retrô fez sucesso, com releituras dos biquinis mais românticos e comportados.

2000 - Os biquinis brincam com as cores, os formatos e com os detalhes. Na maré das criações inovadoras e cortes estilosos, o biquini brasileiro conquistou as passarelas internacionais com o toque sexy dos trópicos. O desafio agora é continuar surpreendendo a cada estação criando tendências bastante democráticas e que atenda a todos os gostos femininos.

2011 - Os modelos são inspirados nas peças antigas, nos biquinis e maiôs de anos atrás, mas com um toque mais moderno e sofisticado. O verão é sempre muito alegre e colorido, mas as cores fluorescentes, febre na temporada passada, saem um pouco de cena e dão lugar as estampas de animais e ainda as tropicais, que imitam flores e folhagens.

A exposição tem curadoria da Arabesco Design e apoios culturais do Antiquário Castelinho, Fulgore - Você merece brilhar, Esamc e Praiamar Shopping.

Serviço:
Exposição "A Evolução do Biquini"
De 12 a 24 de julho no Lounge Praiamar - 2º piso
Rua Alexandre Martins, 80 - Aparecida - Santos/SP
Horário: Das 10h00 às 22h00

Nicelle

71

71 comentários:

  1. Niceeeeeeeeeeeeeeeeeeee, q exposição perfeita!!! Amei de paixão seu post q foi uma verdadeira aula. Os biquines de antigamente eram hilááááários.

    Tb adooooro ver as fotos.
    Tudo lindo! Bjinhos! :)

    ResponderExcluir
  2. Amei...
    Nossa como sofreu evolução, chega ser estranho ver os biquínis antigos
    Tenha uma linda Quinta-Feira
    Mil Beijos
    Rose
    www.cantinhodimulher.blogspot.com
    Twitter: @rosealoy

    ResponderExcluir
  3. Ótima cobertura... Fotos lindas! Parabéns ao BJNA...

    ResponderExcluir
  4. Muito Interessante. Uma aula de história de Moda!

    http://fashionfinissima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi minha flor!

    Amei esse post... mostrou toda a evolução do Biquini. Eu não nego que sou praieira e minha gaveta é cheia de biquinis! hahaha

    Agora, esse Asa Delta de 1980 é horrível, kkkkk.

    Que saudade de vc! Eu ando numa louca correria e quase não tenho tempo de postar.

    Beijos minha amiga!! ♥

    Fe - www.fezoka.com.br

    ResponderExcluir
  6. Realmente uma verdadeira aula , como sempre arrazando nos post perfeito flor.
    http://lyssmakeup.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. oi linda obrigada por participar boa sorte
    ame as dos anos 50
    bem que poderiam voltar
    bezosssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Ai se eu estivesse em São Paulo :( Adorei! Tem bíquinis de umas certas épocas são lindos. Melhores dos que os de hoje, rs.

    Beijocas, Maria Luiza
    http://www.batomnosdentes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, muito legal! Embora o de 1900 nos dê um susto, nos dias de hoje, quando vamos à praia, às vezes o susto é ainda maior...geeeente, cadê a noção desse povo? hahahahaaa....

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. oi...
    super legal...minha irmã mora em santos!!! eu queria ir ver a exposiçao...rs, mas moro bem longeeee...
    aproveito e te convido para conhecer o meu blog!!!se quiser me seguir me avisa que te sigo tbem viu?
    bjoss

    ResponderExcluir
  11. esses dias eu estava lendo sobre a evolução dos biquínis, que até quando surgiu causou certa polêmica.

    Mas como tudo nesse mundo um dia se acaba aceitando...

    ate mais!

    ResponderExcluir
  12. Amei o post, o biquini de 1900 me surpreendeu hehe

    Beijos

    www.unhasglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adoooorei. Sério mesmo amiga, gostei muito desse post.
    Beijos.

    www.deliriosdeconsumista.com.br

    ResponderExcluir
  14. Caraca! Olha como eram os biquinis de 1900 hahahahahahaha rachei de rir!

    Abração, jornalista!

    ResponderExcluir
  15. Nicelle,

    Acho tão interessante ver essas evoluções do mundo da moda!!!!

    Bjs amiga!

    ResponderExcluir
  16. Que post legal!!!! Adoreii, muitooo informativo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. OI QUERIDA!! QUE POST SUPER COMPLETO HEIN? AMEI VER OS DIVERSOS MODELITOS

    BJOKAS

    HTTP://COISASDETHALITHA.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  18. Adorei a história da evolução, muitas modificações!

    Passa la no blog, falo sobre moda, tendência entre outras coisas e se puder me siga tbm, ja estou te seguindo aqui!!!!

    www.fotografacarolina.blogspot.com

    beijos Carol

    ResponderExcluir
  19. Oii Nicelle que legal a exposição, menina ele está encolhendo cada vez mais kkkkkkkk como não sou de praia não me afeta muito essa mudança rsrs Adorei ver as imagens, acho super bacana esses arquivos de fotos das antigas.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  20. meu deus que pesquisa hem...otimo blog amei e ja estou seguindo e se der me segue tbm no www.piradadoidaporsapatos.blogspot.com bjus @daniwinnie

    ResponderExcluir
  21. Que evento bacana, essa é nova pra mim...
    tem sorteio lá no blog, participa e boa sorte!

    Beijos
    http://tudodmenina.blogspot.com/2011/07/oba-sorteio-o.html

    ResponderExcluir
  22. adorei o postttt =]]]]
    http://boletimchic.com/

    ResponderExcluir
  23. Muito boa esta exposição. Adorei o da década de 40!! O da década de 80 eu não gosto... lembro que era criança e achava esquisito as mulheres usando aquele biquini mais alto do lado... hehehe
    beijos!!

    ResponderExcluir
  24. Que legal, mas espero que pare de evoluir rsrsrs já se usa apenas um fiozinho imagine daqui uns anos rsrsrsrs achei bem interessante!!!

    bjooos
    prihmakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. E vai continuar evoluindo. O que nos aguarda pro futuro? Logo as pessoas vão as praias sem usar nada! hahahahahahahaha
    Parabéns pela postagem ultra completa, Nicinha!!!!! *_*

    ResponderExcluir
  26. O tempo passa e as coisas vão mudando né? Super bacana ver como os biquínis evoluíram!

    Tá rolando sorteio lá no meu blog, participa.. quem sabe você não ganha né?

    http://tvfabulous.blogspot.com

    Bjs, Sté

    ResponderExcluir
  27. Oi Ni!!!
    Que delicia de exposição, queria muitooo ir, mas não vai dar... uma pena!! =/
    Mas deve ser demais ver esta evolução, ainda mais pra mim que amo moda!!! rsrsrsrs
    Adorei o post querida!!!

    Bju Bju

    http://thaisfernandesoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Ahhh que legal
    queria muito ir!!!

    Beijooooo
    MOnique

    http://unhaspintadasecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Amiga, que evolução hem??? ehehehheheh
    Amei o post...

    Bjinxxxxxxxxxx

    @todaenfeitada
    www.todaenfeitada.com

    ResponderExcluir
  30. oiii Nicelle!

    adorei seu blog!
    pode deixar que nós do DAC passaremos sempre por aqui!

    beijãooo!

    http://donaanacosta.blogspot.com
    @blogdonaanacosta

    ResponderExcluir
  31. adoreiiii Ni, mt legal ver a evolução ne^^
    Beijinhos
    Cah

    Blog e Loja Virtual
    www.esmaltesdacah.com
    www.boutiquedacah.com.br

    ResponderExcluir
  32. Nossa, que pena que va iser tão longe! Adoro, já fiz um trabalho sobre esse tema...é bom analisar essa evoluçãoisso :D

    beijos,bia
    achochique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. ôôôôôh god!!!
    que blog mais perfeito
    adoreeeei
    vou segir now!!!!
    beijos mil

    ResponderExcluir
  34. Olá... quanta mudança né??? Daqui a pouco será peça rara.. rs..

    Bjos

    ResponderExcluir
  35. nossaa...mas que coisa esquitice...nao teria coragem usar se a moda voltasse...nem sonhando! hahahahahahah
    bjs linda♥

    ResponderExcluir
  36. Oi querida Nicelle!!!

    Eu acho essa evolução a mais radical que já aconteceu no mundo da moda, é incrível a mudança!!!

    Bjos e tenha um final de semana maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  37. Oi Ni, obrigada por visitar sempre meu cantinho.
    Nossa, que evolução!
    Quem diria que o tempo só iria melhorar...
    Parabéns pelo post, amei!
    Ótimo fim de semana!
    Fique com Deus.
    Beijos!
    http://barbaraestevesmakeup.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. E como evoluiu ...


    Beijos ...
    ... e bom final de semana!

    Elaine

    ResponderExcluir
  39. Muito massa!!!! Flor ta rolando sorteio la no blog...confere e participa!!!Bjoooo

    ResponderExcluir
  40. Como muitos dizem: "Quem é vivo sempre aparece". E cá estou =)
    Euuu volteiiii .. e espero que seja para ficar né?

    Muito obrigada pela mensagem de carinho, fiquei muito feliz mesmo, é por causa de pessoas como você que a gente tem muito prazer de blogar!

    Agora falando sobre o post .. jesus que isso de 1900? .. não é um biquini é quase uma roupa de muçulmana, só falta tapar a cabeça .. rsrs .. que evolução hein? (percebe-se que só fui diminuindo) hoje a parte de baixo é fio dental, daqui a pouco não vai ter mais como diminuir, ou fica do jeito que é ou todo mundo andando pelado .. rsrs ..
    Adorei o post, e ver como foi a evolução do biquini

    Beijos
    http://dannynojapao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Menina que máximooo!!!
    Amei as manecas bem na vibe dos anos...mto show!!!!
    Queria verrrrrrr, peninha que estou longe...
    Bjoksss
    Pri

    www.epocaboutiqie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Graças a Deus evoluiu né amiga??? Sair com aqueles paraquedas de antigamente nem pensar!
    hahaha
    Bjs
    http://vestindocorderosa.blogspot.com
    @sarahreinert

    ResponderExcluir
  43. Que legal isso, é tão interessante ver as mudanças conforme o tempo vai passando, né?!
    Bjs, Thá.
    http://consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  44. Oláááá! Vim te verrr!..rs
    Menina adorei teu blog..super organizadinho! Parabéns viu!
    Vou ver essa exposição lá no Shopping....
    o biquini tá realmente cada vez menor mesmo!
    Bjokas da Rô!
    http://donaanacosta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. eu vi isso lá no praiamar muito interessante
    eh legal encontrar blogueiras de santos
    muuuito obrigado pela visita também to segindo o seu blog, que é bem legal :D

    bjss
    http://protelarsetedias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. como evoluiu hein!!
    bju

    No meu blog tá rolando um Sorteio de um colar lindo da Ana Bela Semi Jóias.Não deixe de participar!!

    www.mademoisellebahia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Adorei o Blog.Ahhh e vou ter que conferir a exposição,rsrs!!
    Parabens pela matéria,e sucesso sempre.
    Bjs
    Paty Alves
    http://donaanacosta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Oi Nice, saudade amiga!
    Nooossa que evolução ein, rsrsr
    Gostei do da decada de 60 e de 20, elegantes, rsrs
    bjosss

    ResponderExcluir
  49. Adorei a matéria, eu que sou de 1990 fico aqui pensando, como tudo evoluiu, até os biquinis..
    Hoje todo mundo usa sem vergonha e a 10 20 30 anos atrás isso já não era tão comum..
    Bjss!

    ResponderExcluir
  50. Muito interessante... Adorei ver tudo! Com alguns, dei risada; com outros, fiquei fascinada xD
    Ah, mas tem um detalhe: não gosto muito de usar biquíni rs x)

    Tem um selo pra vc no meu blog ^^
    Bjo :*

    ResponderExcluir
  51. nossa que tudo, olha quando eu era estudante de moda fiz uma roupa conceito criada na história do biquini
    trendluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. Nossa como mudou! Adorei o post Nicelle!
    Desejo um ótimo final de semana!

    Bjooo
    Nath de Freitas
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Eu sou de São Vicente, a gente mora pertinho né, adorei essa exposição do lounge praiamar, vou dar um pulo lá ainda não vi, ótima idéia para post.
    Beijos, Jeh Galvão
    http://horadamake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  54. Adoro esses modelos dos anos 50 são fofinhos é realmente mudou (encurtou) muito kk

    Beijos amore

    http://soumagarota23.blogspot.com

    ResponderExcluir
  55. Que tudo esta postagem , adorei ver a evolução dos biquines , lindos todos mas prefiro os dos tempos de hoje.
    Te espero por lá viu.
    Vou aguardar sua visitinha.
    Meus cantinhos:
    Blog 1= ( http://plantaodabeleza.blogspot.com/ )
    Blog 2= ( http://minhasdivaspop.blogspot.com/ )
    Blog 3= ( http://coloridas-artes.blogspot.com/ )
    /(,")\\
    ./_\\.
    _| |_................Beijossssssssss simara

    ResponderExcluir
  56. Adorei o post, doce !
    Tem post dedicado a você no blog.

    ResponderExcluir
  57. Nossa, só vai ficando menor HAUSHAUSHUASHUAHS

    www.manualdabeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  58. Nossa verdade, tinha esquecido dessa exposição e não passei por lá no fim de semana. Estou curiosa!
    beeijos

    www.muitomimimi.com.br

    ResponderExcluir
  59. IMAGINAAAAAAA IR ATE A PRAIA COM O MODELITO DE 1900
    KKKKKKK
    NAODA NE!!!
    AMEI ESSE POST SUPER INTERESSANTEEEE
    Beijoos
    Ge
    gematiuzzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  60. ameii a evolução, interessante nós sabermos como era em cada época! bjs;*

    http://glamurette.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  61. Amore! Passa no blog hoje.. ;)
    Beijokas

    Fe - www.fezoka.com.br

    ResponderExcluir
  62. Taí uma exposição que eu ADORARIA ver!!! Deve ser super interessante, já deu pra sentir o gostinho pelas fotos que vc trouxe, maravilhosas!!! Biquini+Brasil = TUDO A VER!

    Beijinhos flor

    ResponderExcluir
  63. Passando para agradecer a visitinha lá no blog e te desejar uma linda semana
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  64. que exposição bacana! pena que eh em sampa! adoro os biquinis de cintura alta!
    bjs

    ResponderExcluir
  65. Ameiiii.. É muito bom ver as mudanças ao passar do tempo, ainda mais em biquinis.. As vezes dico imaginando o que pra nós hoje é tendência e tudo mais, daqui a alguns anos será estudado como antiguidade! haha

    Beijos .. Beijos
    natyfigueiredo.com

    ResponderExcluir
  66. Oi Nicelle, depois que abriu shopping aqui em S.V. fui ao praiamar rarissimas vezes. Muito bacana essa exposição.

    Deixa eu perguntar. Vc foi ao encontro que teve na sumire da blant e da Konad? Vi umas fotos do evento e tem uma moça que parece muito vc. Rrsrsr...

    Beijos...

    http://maniacaporesmalte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  67. gostei muitoo da ideia da exposição, das entidades que participam, mas achei um pouco "pobre"! acho que eles podiam explorar mais o lounge! você achou bem bonita?
    beijooos!

    ResponderExcluir
  68. Oi Nicelle obrigada por me corrigir no post!
    já arrumei!
    agora eu q vou te corrigir kkkk o meu blog tá errado... é olhinhosdacaju e não decaju!
    acontece!
    bjão querida, tomare q a gente se encontre nos próximos!
    Carol

    ResponderExcluir
  69. Nic, minha flooorrrr!
    Nossa! Muito legal rsrsrs
    Em 1960, deu um pulo, heim???
    Tuuudo ficou menor rsrsrs

    Beijos, amiga, ótima semana!

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  70. Nossa que legal =)
    bjos
    http://www.dicasemodas.com
    (se gostar segue?)

    ResponderExcluir