quinta-feira, 14 de abril de 2011


:: Crônica: Eu sonho com a valorização do professor ::

Eu sonho com o dia em que finalmente verei o professor sendo valorizado em nosso país. Um dos comerciais mais recentes do Ministério da Educação traz a figura deste profissional como a mais importante na qualidade da educação e no desenvolvimento social e econômico do país.

Mas, infelizmente na prática esta consciência da importância do professor não acontece. Exemplos para comprovar esta afirmação não faltam, basta falar dos mais básicos: baixos salários, cargas horárias excessivas e violência por parte de alguns estudantes.

Isso tudo estou falando porque realmente lamento que uma classe de profissionais que é tida como parte integrante da educação do indivíduo e uma das principais representantes da consciência crítica não receba o reconhecimento devido nem mesmo nas pequenas atitudes.

Nesta terça-feira (12), o movimento Todos Pela Educação lançou uma campanha de valorização do professor, porém o objetivo não foi alcançado, pois o que era pra ser uma homenagem teve o efeito totalmente contrário e acabou virando piada no Twitter.

A ideia era que, usando a hashtag '#1bomprofessormeensinou', os alunos deixassem um depoimento em homenagem ao professor. Mas, a iniciativa só rendeu brincadeiras dos internautas e foi parar no topo dos assuntos mais comentados do Brasil.

Talvez muitos me considerem mal humorada demais por não achar graça na brincadeira. Mas, eu não citei o exemplo para julgar os que participaram com suas piadas, pois eles não são culpados. Afinal, o resultado não poderia ser diferente, este é simplesmente o reflexo de um país que não valoriza o bom professor, aquele que tem foco no aprendizado de seus alunos e contribui para a educação no país.

Eu só não quero fazer parte do grupo de pessoas que aceitam as coisas ruins da sociedade e do mundo com naturalidade. Eu prefiro ainda ter esperança. Portanto, desejo que a valorização e o investimento no professor aconteça, pois professores desvalorizados, desmotivados e despreparados produzem estudantes ignorantes e inconscientes.

Vamos pensar nisso, Brasil. Era uma atitude tão pequena!

Nicelle

53

53 comentários:

  1. Eu diria que #1bomprofessormeensinou pitágoras, #1bomprofessormeensinou filosofia, #1bomprofessormeensinou história... mas o melhor que me lembro que #1bomprofessormeensinou foi o sobre o senso de vida, sendo de viver e compartilhar conhecimentos respeitando e considerando o próximo mais importante que sí.

    Tive bons e maus professores, aprendi com os bons e convivi com os maus.

    Fica aqui um abraço a todos os meus antigos e novos professores!

    ResponderExcluir
  2. Nice, vc arrasou na cronica e deu um tapa na cara dos políticos brasileiros q se se importam com seus próprios interesses e n lutam pelo bem do nosso país. A educação é o caminho para o sucesso...pena q poucos enxergam isso.

    #1bomprofessormeensinou que eu podia superar os meus limites.

    Beijos linda...vc é demais! :)

    ResponderExcluir
  3. Sonho que esta valorização aconteça para que nosso país tb cresça e tenhamos uma sociedade melhor. Estou na luta por melhores condições para vida do professor. Parabéns pela crônica!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da crônica. Sem professor não há doutor.É importante a valorização desse profissional com salário digno e boas condições de trabalho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Palmas para as suas palavras, jornalista. Gostei bastante!

    #1bomprofessormeensinou que sem estudo eu ñ chego a lugar nenhum.

    Abração!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. É realmente esse é o nosso problema, a maioria das pessoas, levam tudo na brincadeira, esquecendo que nossa vida é real e os problemas também. Professor deve ser muito respeitado, não é fácil o que se passa nos dias de hoje dentro de uma sala de aula!
    Beijos, Fá.
    www.dospescabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm sonho com a valorização do professor. Não porque minha mãe é uma, primas e primos rsrs, e eu tbm ja fui um dia (mais desisti rsrs de letras). E puder perceber tantas falhas na educação. Salario ruim, trabalho em sala e em casa, horas de estudos, e isso muita gente não da valor. Mais que sabe um dia neh miga! Oh povo pode ater fazer piada hoje em twiter, mais um dia poder cair a fixa =D

    ResponderExcluir
  8. É realmente lamentavel o descaso que muitos fazem quando o assunto é escola e professores, grande parte dos brasileiros não dão valor algum ao ensino mas acho que muitos professores tambem nao se dao valor, na maior parte porque o proprio governo os trata com descaso e salarios muito baixos. O problema assim como outros que vivemos é muito mais em baixo...
    Ah querida, fiquei triste que nao ganhei o meu thipo =( rs mas foi otimo conhecer e ver que eles tem inumeras opçoes no site!
    Beijinhoos

    ResponderExcluir
  9. Oi, minha linda.

    Adorei a crônica. A Educação é algo que realmente poderia mudar o futuro do Brasil. Fiquei tão triste com o que aconteceu em Realengo-RJ. Coitadas daquelas crianças... sem culpa alguma!

    Beijokas

    Fe
    www.fezoka.com.br

    ResponderExcluir
  10. Você expressou de uma forma magnífica o assunto,parabéns.
    Concordo,é preciso que os profissionais da educação sejam valorizados.Pois são eles que, durante a vida de um ser humano,forma vários tipos de profissionais.E por isso devem ser dado aos professores o reconhecimento devido.
    Bjs.Deus te ilumine e te cuide,e a toda sua casa!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post!
    Nossa se com uma criança, adolescente em casa já eh terrível imagina conseguir com vários....
    Acho que eles merecem ser valorizados sim! não só financeiramente mas seria ótimo uma motivação neh?!

    Beijooooo
    Monique

    http://unhaspintadasecia.blogspot.com
    Twitter: @mcreiii

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente que a educação é o futuro de qualquer país... Pena que os que elegemos para serem responsavéis para que esse meio se valorize e continue, só pensam em si favorecer e o resto que se dane!! Amei o post, ainda mais a sua opnião...

    Bjo Bjo..
    natyfigueiredo.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei a crônica e concordo com tudo que você disse!
    =*

    www.marialfinete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Sou filha de professora e concordo plenamente com você. O salário é muito baixo comparado com o "sacrificio" de todo dia.
    Existem profissões que se trabalha bem menos e o salário é bem maior.
    Isso realmente precisa mudar!
    beijos querida e obrigada pelo recadinho lá no blog!

    ResponderExcluir
  15. Também concordo, pena que nem todos pensam assim.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Morro de vontade de ser professora, mais ser pedagoga, e não tenho tanta paciencia com criança, hahaha. Mais acho super legal valorizar o professor/educador, eles mereçem né!

    PS: Muito obrigada linda, to super feliz que chegue logo!

    Beijão!!!
    http://nossoglamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Flor, seus posts são sempre ótimos e super explicativos! Eu concordo!

    Beijos.

    www.consumisse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. ai gente.... é triste...educacao é base de tudo...nunca vai resolver nada aqui se a educacao nao melhorar ne

    beijos
    ju
    www.vernizdavez.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Passando para conhecer seu blog e aproveito para te convidar a participar do sorteio em meu blog:

    www.desireofshadows.blogspot.com

    Não deixe de participar e boa sorte!

    ResponderExcluir
  21. Nicelle

    Eles precisam ser valorizados e recompensados como deveria, pena que ainda além de alguns sofrerem em salas de aula ainda são mau remunerados...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. É, infelizmente não damos o devido valor aos nossos professores. Sou professora e sei como é. Dei aulas em escolas particulares que tratam professores como descartáveis, lixos... como se fosse fácil encontrar bons professores em qualquer lugar.

    Tem post novo no meu blog. Quando der, passe por la!

    Beijão,
    Claudia
    http://mellismelacessorios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. #1bomprofessormeensinou a dar valor a grana q os meus pais investem na minha educação.

    Ótima cronica :D

    ResponderExcluir
  24. quando eu era pequena dizia que as profissões que deveriam ganhar mais era médico que cuida da saude. os lixeiros pq ninguém merece mexer com lixooo e o professor. todo mundo está onde está pq um dia teve um professor.
    Besos, besos.
    http://vivi-aninha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Realmente Nicelle, os meus professores vivem comentando que muitos que estao nesta profissao acabam entrando em depressao ou mudando de área. E o triste que muitas pessoas nao percebem é que daqui a 5 ou 10 anos,poderá nao existir mais professores, pois falo por mim mesma, estou no 1º ano do Ensino Médio, e jamaais escolheria esta profissao, jamais mesmo, pois vejo que é exaustivo, sao poucos professores que tem retorno "/, e isso nao é só em escola pública o desrespeito está em todo lugar, em todas as classes!
    Muito obrigada pelo seu comentário! É uma honra ter uma jornalista visitando meu blog ^^
    Beijos
    Estephani @blogteehsouza
    http://diferenciandonaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Nossos governantes ainda não perceberam que a educação e o crescimento do país...
    Bjo querida! =)

    Gisele Ferreira
    www.viciadinhaemmake.com
    @viciadinhamake

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. É uma triste realidade do nosso país essa desvalorização desse profissional tão essencial.
    Tive professores maravilhosos, que fizeram a diferença na minha vida.Parabéns pelo post.e que seu sonho seja realizado, para o bem da nossa nação.

    http://amanda-mundofascinante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Oi Nicelle!!!!

    Já passou da hora de se valorizar os professores e educadores do Brasil, eles formam as gerações futuras, tem coisa mais importante que isso????

    Adoro seus posts!!!!

    Bjos linda!!!!

    ResponderExcluir
  30. Oi Nicelle...

    eu achei seu blog atraves da Tais... sou educadora social e sei como é triste esta desvalorização do aprendizado e do professor brasileiro.Arrasou na cronica garota!
    E vc nasceu em Santos também?? me fala por favor!
    Amanha é sexta feira, dia de post do bem estar no meu bloguinho :)
    Beijos!
    Flavia Cary

    ResponderExcluir
  31. Um dia quem sabe, eu eu ainda tenho esperança nisso, nossa educação seja de qualidade e exemplo para o mundo.
    Acredito que para o crescimento saudadevel do Brasil aconteça as mudanças tem que vir de baixo a começar pela educação que é falha e precária. Mas isso todo mundo já sabe o que faltam são presidentes, deputados e governadore sérios e competentes!
    ótimo post amada, adoro seu blog pois nos faz refletir!
    Saudades de passar por aqui!
    Beijinhos Ni

    ResponderExcluir
  32. infelizmente aqui muitos alunos não valorizam os professores, querem desafiá-lo, não obedecem, jogam cadeiras e livros na cara do professor. Não era de se esperar que no twitter, os alunos fossem fazer piadas ao invés de homenagens...
    Admiro os professores que conseguem suportar os alunos (aqueles mais difíceis que querem passar por cima de tudo), professor não é só ensinar, mas tbm saber lidar com as pessoas, saber prender a atenção dos alunos e estimulá-los a respeitá-los e valorizá-los, já que estão lá para ensiná-los.

    ResponderExcluir
  33. Adorei o post!!!
    Já passou a muito tempo a hora de começar valorizar um professor.
    Eu fazia faculdade de pedagogia, tranquei para fazer intercâmbio, mas agora estou sem coragem de voltar a fazer. Dá um pouco de medo sabe, é complicado!!
    Só espero que um dia isso tudo melhore, porque se continuar assim, as coisas só vão piorar, e daqui a pouco, nossas crianças não vão ter onde e nem com quem estudar. Muito triste pensar assim.
    Bjãooo

    http://thaisfernandesoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Pode ser uma adaptação de Martin Luther King, mas "We have this dream!"

    Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Pena que não tenham o devido valor! Bjãoooooo amiga!

    ResponderExcluir
  36. Falou e disse! Concordo com sua crônica!
    Meu irmão é professor de português e sei bem o que é essa falta de respeito. Eu já disse pra ele desistir dessa vida, porque ninguém merece criança mal educada, mas ele insiste, crê num dia melhor! Eu vejo o estado emocional dele e sinceramente não sei se vale a pena passar por tudo isso. Ele acabou se tornando uma pessoa que vive na defensiva, tudo por culpa desses alunos de hoje em dia. Mas é o que uma amiga disse...hoje em dia as crianças não respeitam nem seus pais, quem dirá seus professores.

    Beijos, ótimo post!

    ResponderExcluir
  37. Tenh uma amiga que sonhava ems er professora, no último ano da faculdade quando foi fazer estágio, desistiu e nem completou a faculdade pelo desrespeito dos alunos.
    Adorei o post, na minha opinião perfeito.
    beijinhos

    http://karenunhasrs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Realmente são profissionais que mereciam mais valor!! Educação é o principal caminho para um mundo melhor!!

    Beijos

    www.unhasglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Como professora sei bem do q vc está falando e essa dor dói mais forte em mim. Amo de paixão minha profissão e costumo dizer q eu não a escolhi, foi ela q me escolheu. Mas a cada dia vejo morrer um pouco do encanto q tinha no começo da carreira e sinto q talvez não venha a esperar a aposentadoria na condição de professora.

    ResponderExcluir
  40. Tomare viu ...

    bjus.

    Elaine
    http://useihoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Além da valorização financeira, falta a valorização dos próprios alunos isso é uma falha imensa.
    Até hoje quando encontro alguns de meus professores faço questão de parar e agradecer.

    Beijus

    ResponderExcluir
  42. Mais que uma profissão, um don. Que pena que ao longo dos tempos os descasos com a clase fizeram a profissão perderem muito. Não perdeu a importancia que tem, mais no reconhecimento, infelizmente.

    ResponderExcluir
  43. Valorização dessa classe já!
    Um beijo.
    www.rosianeteixeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Simplesmente ADOREI cada palavra desse texto!!!
    Uma profissão tão importante para todos, que não chega nem perto de ser valorizada, isso é deprimente!!!

    Bjinxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    www.todaenfeitada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. É triste mesmo e vc tá certa em cada frase q escreveu. Concordo c/ vc em numero e grau.

    Beijos minha linda!

    ResponderExcluir
  46. Oi, Nicelle!

    É triste de se ver mesmo, ninguém valoriza o professor, e como eles ganham pouco, ninguém mais quer SER professor. Tenho uma cunhada que dá aula para crianças de terceira série do ensino fundamental, ela disse que nem fica de costas pra eles, pois jogam de tudo nela, enfrentam mesmo e ela nada pode fazer...a gente até ri dela, coitada...rs...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  47. Esse país só me envergonha. Queria mto ser como vc e ainda ter esperança :/
    Abração! Parabéns pela cronica!!!!!

    ResponderExcluir
  48. Coitado dos professores!

    ResponderExcluir
  49. Coitado dos professores!

    ResponderExcluir
  50. Vamos valorizar os professores, essa é uma das maiores urgências do Brasil. Temo que daqui a alguns anos ñ exista mais desses profissionais e aí os políticos sentirão a bobagem q fizeram de ñ dar condições dignas para eles, mas aí ja será mto tarde.

    ResponderExcluir
  51. Oi, Nicelle!
    Achei super legal a sua atitude.
    Eu realmente concordo que o professor não é valorizado no Brasil.
    Porém... por ter vivido a experiência, sou formada em história, acredito que muitos professores também não façam seu trabalho como deveriam.
    Cansei de entrar na sala dos professores e vê-los apenas reclamando dos alunos e de tudo, sem nada fazer.
    As reuniões eram sempre para discutir salários, nunca para discutir ensino!
    Teoricamente, tu passa a ser professor por gostar da profissão, por querer o melhor para os teus alunos, mas infelizmente não é o que eu vejo.
    Acho que eles oferecem pouco, por isso ganham pouco.
    Que fique claro que não estou dizendo que são todos, mas a grande maioria é assim.
    Não adianta aumentar os salários se eles vão continuar sem dar a devida atenção às crianças e adolescentes.
    Sei que meu comentário é contrário ao da maioria, mas foi vivência minha, experiência própria.
    Talvez em outras cidades, Estados e escolas seja diferente... espero que seja!
    Beijinhos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  52. Oi Nice voltei! Saudades!
    O professor tem mesmo que ser valorizado, mas infelismente não é o que acontece. Tbem tenho esse sonho. bjo lindaaa

    ResponderExcluir
  53. Puxa, Nicelle, me senti homenageado agora. Até concordo em partes com o que disse a Alinoca, mas no meu caso, que sou um profissional dedicado, tem horas em que me sinto fragilizado, sim. E por mais que eu ame o que faço, venho me questionando se é isso mesmo o que quero pro resto da minha vida. Na China, o professor é o único profissional pra quem o Imperador se curva. Já em nosso país, ouvi vários relatos de colegas que apanharam ou sofreram ameaças de seus alunos, dos pais e até de diretores. Lamentável. Apesar de ter gostado muito do que você escreveu, duvido muito que essa valorização realmente aconteça... Um grande abraço e muito obrigado pela palavra de defesa da nossa classe...

    Hudson Ribeiro

    ResponderExcluir