terça-feira, 8 de fevereiro de 2011


:: Estudantes criam camiseta que muda de cor ao entrar em contato com a poluição ::

Nien Lam e Sue Ngo, são dois estudantes da Universidade de Nova York que tiveram a brilhante idéia de transformar uma simples camiseta em indicadores de poluição. Vamos entender: a peça existe em dois modelos, um com a estampa de um coração e o outro com a estampa de um pulmão, que ao entrar em contato com o ar poluído mudam de cor ganhando tonalidades azuis.

O coração e o pulmão são os órgãos que mais sofrem quando respiramos o ar poluído das grandes cidades, por isso, eles foram os escolhidos para compor a criação. Um pequeno sensor de monoxido de carbono foi fixado na camiseta para poder destacar as veias em azul. Quando é detectada a presença de poluentes, o sensor envia sinais elétricos através de fios para as estampas.

As peças são feitas de tecidos termocrômico e por isso quando recebem o calor dos fios, automaticamente os desenhos mudam de cor. Portanto, fumaças de escapamentos de carros, de fábricas ou ainda de cigarros são detectadas e criam o efeito.

O custo para a confecção de cada camiseta está em torno de US$ 60,00, mas os criadores estão estudando uma forma de barateá-las para que os modelos estejam acessíveis à toda população.

"Os órgãos do seu corpo são invisíveis para você, assim como a poluição e os outros assassinos em silêncio lá fora. Este é um lembrete severo para si e para outros ao seu redor", explica Sue Ngo.

Veja como funciona a camiseta clicando AQUI

Nicelle

74

74 comentários:

  1. Eu fico impressionada como existe gente criativa nesse mundo.

    Muito inteligente a forma que eles escolheram para conscientizar as pessoas.

    Beijos, Nice.
    Seu blog é maravilhoso!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estou de boca aberta. A criatividade vai longe. Só fico assustada como seria usar essa camiseta em alguns lugares. Nos assustaríamos com tamanha poluição.

    Adorei o post Ni, parabéns viu. quando posso sempre por aqui *-*

    ResponderExcluir
  3. Achei a idéia simplesmente O MÁXIMO!

    :*******
    Beijos Niceeee!

    ResponderExcluir
  4. Que show! Adorei a invenção! Muito show de bola mesmo!!!
    Poderiam inventar agora a camiseta do político corrupto! Já imaginou?! kkkkk

    Adorei! Beijinhos minha linda!

    ResponderExcluir
  5. Achei incrível essa ideia! Fico muito satisfeita em saber que cada vez mais estão surgindo ações como esta pra conscientizar a população a respeito da poluiçao e preservação do planeta. Quero uma camiseta dessas!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eles são um gênio!!! Simples assim :)
    Abraços, jornalista.

    ResponderExcluir
  7. Achei a ideia bacana, porem ainda não resolve o problema.
    Òtimo dia
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Brilhanteeee!!! Umas das ideias mais originais das que já vi postadas aqui. É um bom começo para buscar a resolução desse problema. Parabéns amiga, saudades!

    ResponderExcluir
  9. Que demaisssss!!!!

    Adorei de montãooo...mto criativo!!

    Bjaooo~****

    Nah =^.^=
    www.vaidadesutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. A resolução do problema depende de cada um de nós. Esta invenção eh só uma forma de conscientizar cada um p/ a sua responsabilidade com o meio ambiente. Muito original, gostei bastante!!! :)

    ResponderExcluir
  11. Nossaa.. que super descoberta, ADOREI.. otima a ideia deles, sem duvidas as pessoas tomam muito mais consciencia quando podem ''ver'' o problema, e se ele estiver estampado pelas ruas em todos com certeza a conscientizacao so tende a aumenar!
    Beijoos querida

    ResponderExcluir
  12. Nossa flor, adorei!
    Otima ideia dos criadores ne
    parabens hehehe

    beijoss

    ResponderExcluir
  13. QUE LEGAL HEIM, HAHAHAHA ESSES DOIS SÃO ESPERTOS!!!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que legal!! Nunca tinha visto nada parecido, tem gente louca pra tudo, hein??
    Acho que aqui em SP tb precisamos de uma dessas, viu!!

    Beijinhos!!!!

    http://mmansur.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. que legal
    haiuhauahiu onde to morando agora uma camiseta desse
    to morando em sp(eca)
    poluição aqui é horrivel, ate ar é pesado
    prefiro mil vezes minha Brasilia *.*
    beiijos
    http://bellyfcherry.blogspot.com
    @Beellyf

    ResponderExcluir
  16. Nossa super adorei a invenção, é uma das formas de concientizar a população... Eu queria uma claro!!kkk

    Mil bjusss.
    natyfigueiredo.com

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que legal!! Ideia brilhante! :D
    Mas como será que faz pra lavar? Num tem problema entrar em contato com água? :x

    Obrigada pela visita, também amei o blog e tou seguindo :D
    Até mais
    ;*

    ResponderExcluir
  18. Caraca amiga, essa idéia deles é muito boa. Já pensou você usar essa camisa pra saber se o local que você está frequentando é muito poluído ou não? Ia ser o máximo!
    Tomara que eles consigam arranjar uma forma de barateá-las.
    Beijos.

    www.deliriosdeconsumista.com.br

    ResponderExcluir
  19. Uau que ideia criativa, cada dia, novas ideias novos conceitos, novos temas aparecendo!
    Deus abençoe querida!

    ResponderExcluir
  20. Genteeeee, eles são d++++
    A melhor invenção!

    :*******

    ResponderExcluir
  21. Duas coisas:

    1)que cor ficaria essa camisa em SP hein?
    2 o quanto de poluição essa camisa gera ao ser fabricada?
    abs!

    ResponderExcluir
  22. Oláá!

    Agradeço o carinho deixado no comentário e fico feliz que tenha gostado do meu blog. Eu adorei o seu também, é muito lindo.

    Achei super interessante e criativa esta idéia, além de ajudar a alertar contra a poluição. Muito bom!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  23. Que legaaal, juro, amei! Quero uma já!
    Ótima dica, amiga!

    Te espero lá, viu? (:
    http://blog-da-ieda.blogspot.com/

    beijos
    Ieda

    ResponderExcluir
  24. Que legal! Eu quero uma camiseta dessas, super criativa. Embora, eu ache que lembrar que o problema existe não é suficiente para solucioná-lo, mas já é um começo, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Nicelle sem sombras de duvida, você é uma brilhante jornalista. Eu creio nisso. Por esta razão me permita dizer que já sou seu fã. Tem que ter muita inteligencia pra fazer com que ao mesmo tempo a notícia seja um a fato a ser informado e fazer desta mesma notícia um alerta a sociedade, como nesse caso que você coloca aqui no seu blog. Um beijo no seu coração e sucesso cada vez mais. Sem duvida, você merece!

    ResponderExcluir
  26. oieee
    nossa que interessante
    muito legal !!!

    beijus
    @descoladamente

    ResponderExcluir
  27. Nossaaa, mtooo bacana! Adorei a ideia e o resultado..
    Adorei o blog tb, to seguindo.

    bjo Má

    www.2betrend.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. onde trabalho tem tanta fuligem de carro que ia viver colorida rsrsrsrr
    Besos, besos.
    http://vivi-aninha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Que bom que é da batista. Eu sou da Sal da Terra.
    Besos, besos.
    http://vivi-aninha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. OMG só podia ser nos Estados Unidos *--* adoreii essa ideia!! *--* quero uma tbm.. magina andando pelo centro do Recife e a camiseta mudando de cor!

    ResponderExcluir
  31. Olá;
    Cada coisa que
    inventam...
    Gostei muito
    do seu blog.
    BJS DE LUZ!!!
    MEL

    ResponderExcluir
  32. Muuito bem bolado, né? Acho que aqui em João Pessoa essa camisa não ia ficar tão manchada não. rs

    Beijos

    www.graziuchoa.com.br

    ResponderExcluir
  33. Que legallll né...adorei

    http://www.coisasdatali.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Aqui em Santos ela ia mudar sempre de cor hehehehe

    Beijos ^^
    :*

    ResponderExcluir
  35. Nossa, o que mais ia existir em SP é camiseta mudando de cor! Senhor!!
    Beijos querida e obrigada pelo recadinho lá no blog!

    ResponderExcluir
  36. Gostei da idéia... mas imagina a gente indo em cubatão com essa blusa? ia ficar roxa.. ahuahuauhauh

    esse blog tá muito tech heim?

    Bjooooo

    Fe
    www.fezoka.com.br

    ResponderExcluir
  37. idéia genial! se todo mundo usasse, na maioria dos lugares com certeza ficaria na tonalidade azul...

    bjos!

    ResponderExcluir
  38. Muiiito legal! Já sou fã desses caras! :)
    Beijossss

    ResponderExcluir
  39. Acho que aqui onde moro no Rio a camiseta estaria sempre azul.. que pena... que criatividade hein?!

    ResponderExcluir
  40. Nossa, muito interessante!!

    Adorei o blog e ja estou seguindo, visite o meu tbm!

    Beijos!

    http://ilikedress.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Oi Nicelle!!!
    Mudar de cor com a poluição é bem interessante!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  42. Muito legal o seu blog, gostamos e vamos passar sempre por aqui!
    Beijos

    ResponderExcluir
  43. hehe...Interessante, tomara que a população se conscientize do problema que estamos causando a nós mesmo, mas infelizmente estes projetos não tem abrangência total na população, tem classes que desconheçem estas novidades, como diz, propaganda é a alma do negócio, iniciativas como esta são de grande valia desde que apresentada formalmente a todas as classes na sociedade...
    Abraços e até breve...

    ResponderExcluir
  44. É bem criativa essa idéia,porém é preciso está muito bem financeiramente para transforma todas as roupas em um detector de poluição.Entretanto o que fazer para não se contaminar com os poluentes?fugir?E para onde?
    Parabéns pela reportagem.Adorei te conhecer,e fiquei super feliz com sua visita lá no blog,é um prazer passar pelo seu cantinho.Muito obrigado!
    Tenha um dia de paz e muita saúde!

    ResponderExcluir
  45. Nossa, quanta criatividade e o melhor e saber que esta sendo usada com muita inteligencia para a concientização do que toda essa poluição causa em nós.
    Teu blog está otimo Ni!!
    beijos!

    ResponderExcluir
  46. A ideia é sensacional, porém, somente indica que naquele local há poluição. O que precisa mesmo é inventar algo que acabe com a poluição ou que pelo menos diminua.

    ResponderExcluir
  47. Nossa, que ideia maravilhosa!
    Gente, gostei muito, e obrigada por trazer esta informação para nós, achei super legal e bem útil. Tudo bem que podemos saber que é poluído, mas cara... é de grande conscientização, pq você meio que vê o seu órgão estampado em vc, sofrendo, por causa da poluição!!! Muito legal mesmo a ideia!
    Parabéns pelo blog, tá lindo!
    Beijos e até.
    Estou seguindo aqui viu :)

    ResponderExcluir
  48. a ideia é interessante .. mas não vejo mto sentido ..

    ResponderExcluir
  49. As pessoas ficam achando q a camisa vai resolver o problema da poluição. Mas, ela ñ vai. A idéia serve para conscientizar as pessoas que sao as principais causadoras das destruições ambientais.
    Conscientização!!!!!!!!!
    Ótimo post, como sempre :)

    ResponderExcluir
  50. Idéia mto interessante e tb original.
    Curti pacas!!!!!

    ResponderExcluir
  51. óTima ideia, criatividade 100%!
    Hm.. vou ver se é cara se nao for acho que até compro!!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  52. adorei a iniciativa dos estudantes, faltam mais projetos desse tipo, para fazerem a gente "se ligar"!

    bjs,
    Luana

    belasperolas.blogspot.com
    @belasperolas

    ResponderExcluir
  53. nossa que legal em desse jeito a blusa só vai ficar de uma cor mesmo porque a poluição esta demais.Depois da uma passadinha por lá eu vou adorar sua visitinha ficarei muito feliz.
    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................ simara
    http://plantaodabeleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  54. Otima ideia, poluição é algo horrível!!!
    bju Nice!

    ResponderExcluir
  55. Nossa! que incrível, muito legal a ideia deles...
    Quero uma dessas!

    ResponderExcluir
  56. Moça, qnto tempos sem passar por aqui, mas voltei com força total!

    Nuss, que ideia demais!
    Pela mudança de cores, os orgãos escolhidos, msm demais!
    Que alem de original, é também uma forma de consciencialização!

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  57. Criatividade é tudo! Gostei da idéia, super conscientizadora =)
    bjooos

    ResponderExcluir
  58. achei bem original a idéia
    mas brilhante já é demais ¬¬

    ResponderExcluir
  59. É uma idéia boa e inovadora. Mas conseguir baratear esse produto... Não sei, não!... Acho pouco provável.

    ResponderExcluir
  60. Muito original e criativo!!!
    Lembrei de uma camiseta bem antiga da hering, que mudava a cor quando ficava no sol. Deve ser mais ou menos o mesmo princípio.
    beijo, querida!!!

    http://muambeiradigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  61. Genteee que maravilha!!! Sucesso isso ai e quero uma urgente!! rs
    Bezo flor!^^

    ResponderExcluir
  62. Oi!
    Achei muito legal!
    Fiquei pensando aqui em sampa ela ficaria com a cor transformada permanentemente? rs
    Beijos!
    Tá rolando sorteio lá no blog!
    http://www.terapiafeminina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  63. Oi flor...
    Vim deixar minha marquinha aqui e o meu xerinho ^^

    ResponderExcluir
  64. Só digo uam coisa: Ameyyyyyyy! hahahahaha
    Eu quero uma djáááá ;-)

    Beijos, linda!

    ResponderExcluir
  65. Só digo uam coisa: Ameyyyyyyy! hahahahaha
    Eu quero uma djáááá ;-)

    Beijos, linda!

    ResponderExcluir
  66. Eu compraria uma dessas. Tomara q fique mais em conta.
    PS. Só hj vi o teu 'Quem sou eu'. Tá tão fofo...
    Bem sua cara.
    b'jins!

    ResponderExcluir
  67. Muito boa a ideia da camiseta ;D
    É como se mostrasse que, mesmo não vendo, esses órgãos são afetados pela poluição =/

    Tem mais um selo pra vc no meu blog! ^^
    Beijo ;*

    ResponderExcluir
  68. Que interessante essa idéia,não sabia.

    Parabéns pelo blog,já sou seguidora o/

    Beijo,
    Luzi
    www.desapatilha.com.br

    ResponderExcluir
  69. gente que máximo! IDEIA brilhante. pena que vai viver manchada :(

    Querida preciso da sua ajuda! estou participando de um concurso que vai presentear quem tiver mais comentários com um lindo sapato.. é só entrar e comentar aqui http://www.sapatos.net/blog-da-vitoria/

    1 min e você vai me ajudar muito. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  70. Achei o máximo!
    Realmente impactante :D

    Beijos, flor.

    ResponderExcluir
  71. É muito bom saber que existem pessoas com tamanha criatividade para servir a população!
    Amei o POST!
    bejussss *)
    Q Deus continue te abençoando *_*

    ResponderExcluir
  72. Nossa, muito legal isso ein! Vai viver mudando de cor sempre, rs. Adoro essas coisas criativas e ligadas a natureza.

    www.batomnosdentes.blogspot.com
    Beijocas, Maria Luiza

    ResponderExcluir
  73. Fazia um tempinho que não vinha aqui, mas foi por falta de tempo, estava viajando para fora a trabalho, bem, só posso dizer que seu blog está cada vez mais interessante.
    Gostei dessa idéia, mas sabemos que ela não ajuda a resolver, apenas serve para sinalizar o que já sabemos.

    Beijos e te espero no sabor da letra!

    ResponderExcluir
  74. Nossa,parabéns pela escolha das notícias ( e pelo provável trabalho de encontrá-las ), sem ser em fontes comuns de notícias corriqueiras.

    Achei fantástica a idéia da camisa! Mas claro, é mais conceitual pra demonstrar como anda o clima hoje, um protesto um tanto estiloso.

    :) Mas gostei bastante!

    ResponderExcluir