sexta-feira, 4 de março de 2011


:: "Ser diferente também tem seu lado belo" ::

No post de hoje, eu gostaria de apresentar à vocês um pouco do trabalho da fotógrafa Kica de Castro, que sem dúvidas, é uma profissional diferenciada. Ela possui uma agência de modelos voltada para pessoas com deficiência, que tem como principal objetivo lançá-los no mercado publicitário, mas principalmente, provar que beleza e deficiência física não são duas expressões contraditórias. Confira a entrevista exclusiva feita pelo BJNA com esta profissional que tem a ousadia, a responsabilidade e a ética como suas principais características.

BJNA - Antes de tudo, você pode nos contar um pouco de sua trajetória no mundo da fotografia?
Kica de Castro - Sou fotógrafa profissional desde 2000. Comecei fazendo fotos de eventos sociais e corporativos. Até hoje faço, minha maior demanda são os casamentos. Fotografar requer sensibilidade e responsabilidade ainda mais em momentos únicos e que não voltam.

BJNA - Há quanto tempo você fotografa pessoas com deficiência e como surgiu esta ideia?
Kica de Castro - No ano de 2002 recebi o convite de um centro de reabilitação para pessoas com deficiência física para ser chefe do setor de fotografia. Fiquei nesse centro de reabilitação de 2002 a 2007, justamente o período de pesquisa e abertura da agência de modelos para pessoas com alguma deficiência. Aceitei o convite em 2002, sem nenhuma experiência em fazer fotos de pessoas deficientes. Tive muitas dificuldades no começo. As pessoas não ficavam a vontade com as fotos, que a princípio eram científicas, fotos para prontuário médico: frente, costas e as duas laterais, com a placa levando o número do prontuário, fotos de peça íntimas e em alguns casos, nuas. Todos os pacientes comentavam : “são fotos de presidiários”. No ano de 2003, comecei a fazer um trabalho de resgate de auto estima, o que acabei dando o nome de Fototerapia, levei para o estúdio, vários acessórios, maquiagem, pente, gel, bijus e um pequeno espelho. As fotos ainda eram no mesmo padrão, porém antes de fazê-las a pessoa tinha uns cinco minutos com a sua vaidade. O clima foi ficando mais amigável e descontraído, as pessoas começaram a demonstrar felicidade. As meninas começaram a procurar o estúdio do centro de reabilitação para serviços particulares: fazer book. Eu cobrava o preço de custo, que era pago diretamente no caixa da instituição. Não recebia absolutamente nada. Com as fotos em mãos e vendo o potencial ali revelado, elas queriam saber quais as oportunidades dentro do mercado. Como antes de ser fotógrafa, eu fui publicitária, imediatamente as incentivei a buscarem as oportunidades batendo de porta em porta e mostrando as fotos e o potencial delas para essa carreira. Nesse momento todo o meu trabalho de levantar a auto-estima estava indo por “ralo abaixo”. As respostas das agências era sempre "não". Em 2005 comecei a fazer uma pesquisa e todos os resultados me levava para Europa: concurso de beleza na Alemanha, A Mais Bela Cadeirante, reality shows (estilo Big Brother na França e Inglaterra só com pessoas deficientes) e vi que existia um mercado que não estava sendo explorado. Motivada pelas pessoas com deficiência, e após ter feito a pesquisa, abri em 2007 agência de modelos com esse foco. Em 2008 tivemos bons resultados no mercado de moda e inclusive desfiles, onde pessoas com e sem deficiência dividiram a mesma passarela. Desde então, não paramos mais de evoluir. Os aparelhos ortopédicos (cadeira de rodas, muletas, próteses, etc) são acessórios de moda em minhas fotos.

BJNA - Com este trabalho você enfrenta algum tipo de preconceito?
Kica de Castro - Vários! A pior deficiência da humanidade é o preconceito. Primeiro enfrentei o preconceito da própria pessoa com deficiência que achou que não seria possível esse segmento de inclusão, que na verdade é uma forma de trabalho. Depois a sociedade falando que não existia beleza na diversidade e provei o contrário, que beleza e deficiência não são palavras opostas. Nas fotos a característica marcante é que uso poses inovadoras, sem deixar de lado os aparelhos ortopédicos e não uso o photoshop. Uma vez que a perfeição não existe. Basta ver que mesmo as tops, após horas de malhação e maquiagem, ainda ficam horas nas telas dos editores de imagem, corrigindo uma coisa ali outra aqui.

BJNA - Como é feita a seleção dos modelos?
Kica de Castro - Como em qualquer agência dita “normal” (convencional) as regras são as mesmas. A pessoa precisa passar por teste e ver as qualificações profissionais. Os testes são de fotogenia, postura, comunicação, além do currículo. Seguir carreira requer profissionalismo como qualquer outra área. Temos hoje 81 profissionais cadastrados em território nacional.

BJNA - Como você vê a questão da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade atual?
Kica de Castro - Faltam muitas coisas para serem feitas em termo de inclusão, em vários setores. Barreiras arquitetônicas, falta de acessibilidade em estabelecimentos, transporte público inadequado, algumas pessoas que não respeitam leis, principalmente em vagas reservadas para pessoas com deficiência. Se cada um fizer a sua parte, muitas coisas podem começar a mudar. Existem a lei de cotas nas empresas, sem ela, muitas pessoas com deficiência não teriam oportunidades de mostrar suas qualificações profissionais. Graças à lei, as pessoas provaram que são capazes de exercer muitas funções. Acho que vou usar essa lei em algumas passarelas de moda que ainda não abrem espaço para modelos lindíssimas, super qualificadas e com deficiência. O que queremos é oportunidades de provar o talento.

BJNA - Como você se sente em realizar este trabalho?
Kica de Castro - Esse trabalho é muito gratificante. Aprendo algo novo todos os dias, mesmo fazendo fotos desde 2002 de pessoas com deficiência. Nunca sabemos nada, mesmo estudando, pesquisando, o dia a dia e o contato com as pessoas é uma lição para a vida inteira, aprendi a agradecer mais e reclamar menos. Amo o que faço, fotografar pessoas sempre foi o um forte e descobrir novos talentos não tem preço.

Conheça alguns de seus trabalhos:






Serviço:
Kica de Castro
kicadecastro@gmail.com
(11) 8131-0154

C O M U N I C A D O

Queridos leitores, só voltarei a postar normalmente após o carnaval, pois estarei viajando. Até breve e um forte abraço a todos!

Nicelle

78

78 comentários:

  1. Lindo esse trabalho!

    Lembrei da personagem da Alinne Moraes na novela da Globo..rs! =]

    A idéia é ótima e um mercado ainda não saturado. Muito bom!

    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  2. o trabalho dela
    é encantador
    amei bjussssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Que lindo essa trabalho, eu fico maravilhada com pessoas como ela.

    Bom feriado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gente, que trabalho mais lindo o dela!
    Com certeza um trabalho abençoado...

    Beijos.
    www.consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  5. Oiii Querida...
    Lindo Poste..
    Uma lição de vida literalmente.
    Essa mulher eh uma mulher abençoada por Deus.
    Adorei o trabalho dela.

    tem sorteio la no blog.

    http://carlinhamb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. concordo que a pior deficiência é o preconceito. Gostei do trabalho dessa fotógrafa com pessoas deficientes. Deveria ter mais fotógrafos assim!!
    bjos
    Boa viagem e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  7. Que massa! Eu já tinha visto algumas fotos do trabalho dela! E arrasa sem dúvida, deficiência nada impede alguém de ser lindo e valorizado!
    Beijos, Fá.
    www.dospescabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Lindo o trabalho da Kica,dessa maneira as pessoas com tais problemas tem a chance de mostra que tem vida e que sabe fazer um trabalho bonito.Concordo com o que ela diz,a acessibilidade das pessoas com deficiência ainda é precária.Porém devemos seguir quebrando as barreiras e pega nas mãos de Deus e ser feliz.
    Bjs,ótima entrevista,tenha um dia abençoado você e toda sua casa!

    ResponderExcluir
  9. Super interessante o trabalho dela
    Amei o blog
    Beijos estou te seguindo

    ResponderExcluir
  10. Ameeii! Comovente, no mínimo.
    Arrasou Nih!

    Beijos

    www.graziuchoa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Lindo lindo o trabalho dela Nicellinda =D

    ResponderExcluir
  12. Puxa Ní que legal, gostei muito, muito, muito!!!

    ResponderExcluir
  13. Lindissimo esse trabalho.... Acho um luxo pessoas que se dedicam a fazer trabalhos como esse.... PARABÉNS ...

    Bjs
    http://vintagefashionbrecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa que bacana!!
    Iniciativa super positiva!
    Adorei...um Giga parabéns pra ela!
    E pra você sempre arrasando nas matérias Ni!
    Beijinhos e ótimo carnaval

    ResponderExcluir
  15. Que legal continue fazendo esse tipo de trabalho tão especial e aproveitoso, maravilhoso.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. SHOW DE BOLA. JÁ TIVE ATRAÇÃO POR UMA MINA QUE ERA CADEIRANTE. ELA ERA UMA GATA. PENA QUE ELA FOI MORAR FORA DO ESTADO :-(

    ResponderExcluir
  17. Porque temos a mania de chamar pessoas com algum tipo de necessidades especiais de pessoas com problemas? Este trabalho referendado no post só nos mostra que problema maior tem as nossas mentes preconceituosas. Amiga sinto falta de uma maior propagando do teu blog no face, lá é muito massa pra isso!!! Tem um publico diferenciado, vivo fuçando os blogs que aparecem por lá, e ate colocando no meu perfil alguma coisa do teu também. Parabéns, tô gostando de ver o crescimento e o nível das informações! O post da ONU deveria estar no face!!!!

    ResponderExcluir
  18. Simplismente incrível o trabalho dela e super apoio...
    Adorei o post e conhecer um pouco mais!!

    Um ótimo feriado de carnaval!!
    Bjão.
    natyfigueiredo.com

    ResponderExcluir
  19. amei a iniciativa e o trabalho dela, é bom ver inclusão em mum meio tão fechado quanto a moda

    querida eu adorei seu blog e estou seguindo seu cantinho bejão

    www.crokup.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Nice, fiquei emocionada com este post. Que trabalho belíssimo o dela. Parabéns a vc tb por divulgar e contribuir para o fim do preconceito.

    Um beijo e bom descanso :)
    Seu blog é o melhor!!!!

    ResponderExcluir
  21. Nossa, que trabalho legal o dela!! Muitas vezes essas pessoas tem a própria autoestima afetada em decorrências dos problemas físicos, e ela recupera esse amor interior das pessoas. Conheci uma cadeirante que tinha fotos assim,acho incrível, pois no meio de uma sociedade que oferece tao pouco amparo aos deficientes (a começar pela própria calçada toda quebrada), pessoas como ela fazem total diferença. Parabéns!!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  22. Lindo trabalho e ótima iniciativa.
    Parabéns por divulgar Nice.
    bjk e bom carnaval.

    ResponderExcluir
  23. Muito legal!!!

    Com certeza é uma injeção de auto estima na vida dessas pessoas que merecem todo sucesso e felicidade do mundo em suas vidas!

    Gde abraço a todos!

    ResponderExcluir
  24. Que trabalho lindo!!!
    Adorei conhecer!
    O post ficou perfeito!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  25. Bom feriado, amore!

    Espero que aproveite...

    beijo

    Fe
    www.fezoka.com.br

    ResponderExcluir
  26. Florrr!
    Melhor leitora e jornalista (:
    Que saudade de você !
    andei sumida mas já estou de volta..
    Acho maravilhoso pessoas assim, admiro muito, é uma ótima iniciativa você mostrar para nós.
    Parabéns como sempre!

    Bom feirado!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  27. Oie... adorei o post!

    Tem coisa nova no meu.. sexta-feira!!! Carnaval!!!! mas antes de cair na folia.. preste atenção:http://programaestressadas.blogspot.com/2011/03/cuidado-com-o-carnaval-cafa-solta.html

    Estou te seguindo.. se puder me seguir.. vou ficar feliz!

    =]

    Bjs

    www.programaestressadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Nicelle obrigada pelo post.
    Fico grata por cada comentário.
    Bom carnaval para todos.

    Beijos,

    Kica de Castro

    ResponderExcluir
  29. Nicelle
    Acho lindo esses trabalhos, interessante!!! Tbm é um exemplo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Uauuuu que trabalho MARAVILHOSO!!! Adorei o post...

    Bom Carnaval LINDA!!
    Bjinxxxxxxxxx


    www.todaenfeitada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Muito bacana, gostei mesmo, as fotos estão super ousadas e originais!
    Tirei o chapéu pra ela#

    ResponderExcluir
  32. Que belo trabalho!!!
    Digno de admiração!

    Abraço, jornalista.
    Até a volta :)

    ResponderExcluir
  33. ah que legall
    otiimo trabalho
    afinal tudo é para tds
    beijos
    @Beellyf
    http://bellyfcherry.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Nossa, virei fã dela.
    Adorei as fotos dela.

    Kisses

    ResponderExcluir
  35. puxa que trabalho lindo, vou até pegar o contato dela para pedir umas fosotos para por no meu blog no link editorial, achei um máximo.
    trendluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. que trabalho espetacular, parabens para a Kika!
    Beijinhos
    Cah

    http://esmaltesdacah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Uma lição de vida pra todos nós. Um trabalho lindíssimo e uma grande inspiração, exemplo de força de vontade e de viver!

    beiijoo

    http://aquimicadabeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Que iniciativa maravilhosa!
    ADOREI esse trabalho!

    Ótimo final de semana & feriadão!

    Carol

    http://bembemsimples.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Fiquei encantadissima com o trabalho dela, maravilhosa essa idéia e iniciativa dela. Ela merece parabéns pelo trabalho maravilhoso que ela faz e tenho certeza que ela traz a felicidade de muitas pessoas, não só as que fazem as fotos, mas de quem vê também, pois fiquei muito feliz com isso.


    Beij:*nhos,
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Que iniciativa LIINDA , as fotos são perfeitas ... esse preconceito tinha que acabar logo pra que todas as pessoas pudessem admirar um trabalho desses .

    Parabéns pelo blog, dá vontade de cursar Jornalismo vendo a paixão que você por sua profissão . Parabéns mesmo .

    http://loiratagarela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Que legal!!!
    Um ótimo incentivo!!!
    O preconceito tem que acabar mesmo... o que importa é a qualificação profissional, sem dúvida!
    beijo, querida!!

    ResponderExcluir
  42. parabens pelo post,maravilhoso! :)

    O Por Lins ta de cara nova,, quando puder passa por lá!
    Bjs!
    www.porlins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. achei genial, provavelmente um dos melhores posts que já vi por aqui *-*
    obg pelo carinho de smp e bom feriado! :D

    ResponderExcluir
  44. oi flor..

    obrigada pelo carinho nos comentarios..

    post lindo este!fiquei impressionada com o trabalho dela...bjinhus

    olhaquechic.blogspot.com
    nathyfleuri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. que ideia heim! adorei!! e que fotos lindas!!!!!
    Bjuus...
    www.lojinhav.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Ola vim avisar que indiquei seu blog para ganhar um selinho super fofis *-*
    http://perfect-doll.blogspot.com/2011/03/meu-1-selinho.html
    Vai lá e pega! Bjinhos!

    ResponderExcluir
  47. Parabéns Kica pela iniciativa de mostrar ao mundo que o ser humano por fora é o que menos importa.
    O que importa é o que somos por dentro e ser perfeita ou não é apenas um detalhe.

    Parabenizo também você Nicelle por nos apresentar esta profissional tão sensível!

    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  48. Nossa, essa entrevista foi maravilhosa. Parabéns a vocês duas. Realmente trabalhar com algo diferente muitas vezes gera preconceito, e ai está a nossa dificil missão mostrar que o diferente faz parte da sociedade também. Me lembrou muito o personagem da Aline Moraes na novela "Viver a vida". Eu criei recentemente um blog sobre o Japão, cheguei aqui em Fevereiro, criei com o intuito de falar sobre a cultura japonesa e dos produtos que são vendidos aqui, estou te seguindo para podermos manter contato, espero que possamos trocar bastante experiência.Beijos

    www.dannynojapao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Oi Nicelle!
    Adorei a entrevista!
    As fotos dela são ótimas mesmo!
    Boa viagem!

    Bjooo

    Nath de Freitas
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. nossa, fotos super linda se que linda iniciativa... amei ...

    www.manualdabeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Oi minha flor!
    Sumi por alguns dias, e espero que não seja tarde para te enviar meu e-mail que é :
    ticia_barcelos@hotmail.com

    Agora comentando do post!
    Adoro, esses trabalhos que gera a beleza de todos, independente de como sejam! Amei as fotos, cheias de sensualidade!É de arrepiar!

    Bjs
    http://leticiabarcelos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  52. Simplesmente amei o post! Incrível e super bacana o trabalho da Kica. Virei fã de verdade e super apoio! =)

    E as fotos?! Adorei!!!

    Beijinhos e bom carnaval!

    Carol
    www.pequenajorn.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Que demaissss!!! Adoreiiii!!!

    lindooo trabalhooo...

    Niii... que falta que to sentindo de te visitar, mas infelizmente ainda to sem internet, como voltei para casa no carnaval vou dar umas passadinhas por aquiii....

    Obrigada por estar presente lá no Vaidade...

    Bjosss~***

    Nah =^.^=
    www.vaidadesutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  54. Nossa que belo trabalho!!! Adorei!!!

    Beijos

    www.unhasglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  55. Que trabalho mais lindo heim.......
    Nunca tinha visto.... muito legal saber que tem pessoas que trabalham com pessoas assim tão especiais.....
    AMEI MUITO!!!!!

    Adorei o seu blog... muito lindo e tudo muito bem feito.....

    Venha conhecer o meu que acaba de nascer e se quiser segui-lo, será um prazer.... espero que um dia ele seja tão lindo quanto tantos outros que tenho visto, inclusive o seu: http://marcelycastro.blogspot.com/

    Um grande beijo e obrigada:
    Marcely.

    ResponderExcluir
  56. Concordo super com ela: a maior deficiência é o preconceito.
    Parabéns pelo trabalho, maravilhoso!!!
    Bjocas,
    http://mecanicademoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  57. nossa maravilhoso esse trabalho!!!!!
    Amei
    Beijo
    Helena

    ResponderExcluir
  58. poxa, que trabalho incrivel né?
    deve ser realmente gratificante!
    Adorei a entrevista^^
    já to indo conferir o cantinho dela^^
    Beijokasss

    ResponderExcluir
  59. Muito perfeito o trabalho dela. Todos têm sua beleza e não falo por falar, é a mais pura verdade.

    Bjinhos Nii ;*

    ResponderExcluir
  60. perfeito o trabalho dela.. Fiquei fascinada.. bela entrevista *-*

    Eu resolvi voltar com blog de moda. Eu ja tinha um mais a google desativou minha conta sem aviso prévio então deixei de lado o blog fashion. Agora eu volto e preciso da sua ajuda para para o blog voltar a ser como antes.
    Estou seguindo aqui e ficaria muito feliz se vc seguisse tbm.
    Desculpa incomodar. beijos

    http://conceitoestilizado.blogspot.com/

    debby

    ResponderExcluir
  61. que delicia... já me apaixonei por um cadeirante. mas ele não me dava bola... acredita?!
    Tem soretio lá no blog. É uma regata animal print. Te espero lá.
    Besos, besos.
    http://vivi-aninha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  62. Vc já pensou em fazer um post sobre A Hora do Palneta? Pensei em escrever alguma coisa sobre o assunto, mas acho q é mais a cara do seu blog.
    Tem tb um post do André lá no Verdades e Bobagens q tb é a cara do seu blog. Vai lá ver http://amansim.blogspot.com/2011/03/nem-tudo-esta-perdido.html
    b'jins e té mais.

    PS. Vc tá fazendo falta.

    ResponderExcluir
  63. Que perfeito o trabalho dela!!!!

    ResponderExcluir
  64. oláá! obrigada pelo comentario , fico muito feliz que tenha gostado do post. Já estou te seguindo ;)

    trabalho interessante o dela , inusitado , ousado melhor dizendo.
    beijos , beijos :*

    ResponderExcluir
  65. Oi!

    Ficou lindo D+ seu trabalho, parábens!
    Passando tb para avisar que começou um novo sorteio lá no blog, então se ainda não estiver participando deixo aqui o convite!

    BJos; Janini

    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  66. Nic minha florrrr!
    Tudo bem? Feliz dia das mulheres para todas nós!!!
    Puxa garota, que POST MARAVILHOSO!!!!!!!!!!
    Que exemplo, que significado especial essa fotógrafa me trouxe ao pensar e refletir sobre tantas coisas! Fiquei sem palavras!
    Passa lá, fiz post para nós mulheres!
    Beijos
    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  67. Amei o post e com certeza ela é abençoada
    O preconceito é algo muito presente ainda e muitas pessoas não estão preparadas ainda para trabalhar com elas ou apenas conviver, por conta do preconceito ainda existente.
    Vamos lá... um dia isso vai acabar.
    beijossss

    ResponderExcluir
  68. Nossa, lindo o trabalho dela!
    Infelizmente, ainda existe o preconceito, mas o trabalho dela tenta barrar tudo isso e eu achei tudo incrível! *.*
    Lindo mesmo!!
    Até mais
    ;*

    ResponderExcluir
  69. É lindo o trabalho dela!
    bejussss...
    http://donaah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  70. Excelente trabalho esse da Kica, adorei!!
    Super incentivo!!
    desejo todo o sucesso do mundo pra ela e para todos aqueles que estão em sua agência.
    E parabéns pelo post Ni!!! Amei!!
    Bjãoo

    http://thaisfernandesoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  71. Esses profissionais merecem respeito e divulgação. Infelizmente nosso país é ridiculamente preconceituoso e temos que ter a consciência que tdos somos iguais!
    Sucesso Kica!! Arrebenta!! Nice, vc sempre nos trazendo matérias maravilhosas! =)
    Bezoo

    ResponderExcluir
  72. Esse trabalho me deixou emocionada. Fantástico!!!

    ResponderExcluir
  73. amei o seu blog linda,
    seguindo
    www.totallygirlss.blogspot.com
    bjs gata

    ResponderExcluir
  74. Que belo trabalho, imagino como deve ser gratificante...

    Bjs!

    ResponderExcluir