quinta-feira, 12 de agosto de 2010


:: Por amor ou dinheiro? ::


De olho no canudo, os estudantes da baixada santista escolheram seus cursos sem levar em conta em primeiro lugar a questão do dinheiro, mas sim a afinidade com o curso. É o que afirma um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa A Tribuna (IPAT).

Em Santos foram entrevistados 800 alunos e constatou-se que 60% deles escolheram seus cursos por vocação. Já 30% dos alunos admitem que a questão financeira e de oportunidades de trabalho foram decisivas. O estudo mostrou também que a maioria deles estão bastante otimistas com o futuro e pretendem continuar após a graduação

E você? Pelo que optou?

Mais informações sobre o levantamento realizado pelo IPAT acesse o hotsite do A Tribuna.

Nicelle

17

17 comentários:

  1. O normal é realmente escolher pelo futuro garantido e bem estar, mas muitos desses casos os profissionais se tornam frustrados pq não fazem o que gostam.

    Adorei o post!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu fico pensando, quero fazer faculdade de alguma coisa que eu goste, mas não tem como não se preocupar com a questão financeira, né? Estou tentando encontrar um meio termo! HAHA

    Obrigada por passar no Essência de Morango, Nicelle! volte sempre que quiser, oks?

    Gostei muito do seu blog (:

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto beijoos
    http://yankavaz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nicelle,
    primeiro obrigada pelo comentário lá no meu blog.
    E uma coisa vou te dizer, mesmo q vc já saiba, a galera está escolhendo o curso que pode pagar, não o que gosta. Eu nunca faria isso. Se é pra fazer, vamos fazer o que há de melhor.
    É triste ver isso, pior ainda, é termos profissionais no mercado de trabalho insatisfeitos e que fazem mal pra caral seu trabalho...
    A bola é tua!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus. Eu nunca mais vi atualização sua. Agora olho e você tem um monte de posts.
    Mas, então menina... No meu caso fui totalmente por paixão mesmo. Até hoje meu pai reclama, ele acha que eu deveria estar fazendo letras e não Design. É certo de que arrumar um emprego como professora em uma cidade pequena é muito mais fácil, mas eu odeio português. Então vivo com paixão, mas sem dinheiro, porque aqui é impossível ser designer. shauihsiuahsah
    Mas, ainda tenho esperança e vou pra onde me chamarem, meu pai que não me ouça.

    Beijos, linda!
    http://viciose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A princípio eu não me via fazendo Direito... e sim Letras. Minha vida toda eu falava q faria Letras, seria professora e tal.
    Engano meu!
    Por ironia do destino... ou melhor dizendo, pelas mãos de Deus, ele me colocou em Direito. E hoje, dou graças a Deus por tudo... e se eu tivesse sido professora... ui! coitados dos meus alunos! kkkkkkkkkkkkk
    Então, pra mim, não sei nem dizer se foi por amor ou por dinheiro que optei por Direito em minha vida.
    O que posso dizer é que hoje eu defendo o Direito (ou seja, é amor) e tbm dele posso ter o meu "pãozinho de cada dia" (por dinheiro).

    ResponderExcluir
  7. Oiii Niii ^^
    eu tb estava em duvida quanto ao curso q eu vou fazer..
    e sinceramente ainda estou..rs pensava mtu tb na parte do dinheiro pq daqui a 10 anos quero está estável financeiramente e poder dar uma vida boa para quem estiver ao meu lado *ajudar* e para meus filhos tb. Mas posso dizer q esse ano a clareza se estabilizou no meu coração..vou optar por coisas que eu axo q posso me sair bem! se Deus quizer daqui a 10 anos minha vida será muito boa sem precisar escolher o curso somente por dinheiro!
    beijooo

    ResponderExcluir
  8. O ideal seria fazer o que gosta e ganhar por isso, mas as necessidades do mundo fazem a gente ter outras atividades menos prazerosas!
    Se eu pudesse ganhar a vida escrevendo e desenhando eu seria muuuuuiiito mais feliz profissionalmente!

    Atualizei o blog, visita lá depois!

    ResponderExcluir
  9. Pra ser um bom profissional é necessário dedicação e paixão. Se aliar essas duas coisa já se tem meio caminho andado pro sucesso profissional.

    ResponderExcluir
  10. Pois é, meus caros, muitas vezes precisamos deixar o sonho de lado para poder ter uma estabilidade financeira. Esta é a realidade do mercado de trabalho cão que nos rodeia.

    ResponderExcluir
  11. 1 por dinheiro. 2 por amor

    A regra pe clara

    ResponderExcluir
  12. Necelle tenho assuntos pra tratar de seus entereses. Favor entrar em contato.

    j.ricardo.soares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. lindaaa tem selinho pra vc la no meu blog!
    beijooo

    ResponderExcluir
  14. "Pois é, meus caros, muitas vezes precisamos deixar o sonho de lado para poder ter uma estabilidade financeira. Esta é a realidade do mercado de trabalho cão que nos rodeia. "

    Você disse tudo.
    Não adianta só pensar no seu sonho de quando tinha 10 anos, porque se voce for seguir a risca, vai viver sem dinheiro, o mundo é assim.
    A idéia é voce adaptar o seu sonho a realidade do mercado, ai você se dá muito bem.

    Um abraaaaaaaaço!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Acredito que fazemos parte dos que optaram pela paixão, né?! Afinal de contas, como ouvi dias atrás de um jornalista formado: Só existe um William Bonner e uma Fátima Bernardes!
    kkkk - brincadeira, em partes.

    Acredito que o desempenho profissional é maior quando a pessoa gosta do que faz. E sendo assim, consegue mais facilmente o sucesso.

    Beijoos Nicelle!
    Ando sem atualizar, quando voltar a ativa, te aviso ;)

    ResponderExcluir
  17. Da primeira vez que fiz vestibular, em 2001, optei "sem noção". Deixei de lado minha real escolha e fiz Direito na Federal e Serviço Social na Estadual. Passei na segunda, cursei 02 semestres, larguei, voltei e larguei de novo. Não era a minha. A essa altura, eu tinha feito um novo vestiba pra Jornalismo, numa facul particular. Isso foi em 2003. Até hoje, infelizmente não me formei. A duras penas consegui cursar até metade do curso e claro que pretendo voltar! (começo de 2011 estamos aí! \o/)
    Fiz bobagem da primeira vez, mas logo notei que optar pelo que se gosta é realmente o certo! :)

    ResponderExcluir