quinta-feira, 26 de agosto de 2010


:: Os passos para ser um trainee ::

Nesta época do ano, grandes empresas brasileiras e multinacionais abrem inscrições para os tão cobiçados e competitivos programas de trainee. Elas procuram por jovens profissionais que buscam crescimento de carreira e dão dicas valiosas aos candidatos de como agir nos testes on-line, dinâmicas em grupo e entrevistas.

Você quer ser um trainee? Esta não é um conquista fácil e é preciso estar muito bem preparado. Por isso, o BJNA foi conversar com quem entende do assunto. Confira as dicas que a psicóloga e especialista em oriantação vocacional, Maria Inez José preparou especialmente para você!

O programa dura em média 2 anos e dá oportunidade para o trainee passar por várias áreas da empresa, participando de diversos projetos, treinamentos e viagens, podendo ainda alcançar o cargo de gerência. "As empresas buscam profissionais comprometidos, flexíveis (que aceitem mudanças), interessados em aprender sempre, que saibam trabalhar em equipe, tenham iniciativa e sejam criativos", afirma Maria Inez.

Os processos de seleção são bastantes rigorosos, desta forma, é fundamental que o candidato se prepare psicologicamente para estar equilibrado durante as entrevistas e não seja prejudicado por se deixar levar pela ansiedade e pelo nervosismo.

Além disso, segundo Maria Inez, agir com naturalidade é primordial. "Para um bom desempenho no processo seletivo a pessoa deve comportar-se de forma natural, não forçar a barra em nada e dizer sempre a verdade. Caso perguntem algo que não saiba responder, o ideal é dizer que não sabe, mas que irá se informar a respeito", diz.

Pré-requisitos:
Jovens profissionais que tenham concluido um curso de graduação/pós-graduação há no máximo dois anos e já tenham experiência no mercado.

Características que vale uma vaga:
- Faculdade conceituada
- Dominar um ou mais idiomas, além da língua pátria
- Experiência internacional
- Domínio tecnológico
- Autoconhecimento

Algumas empresas que estão com inscrições abertas para programas de trainee:
- Itaú - Inscrições até 30 de agosto
- Cyrela - Inscrições até 30 de agosto
- Unilever - Inscrições até 1º de setembro
- Ambev - Inscrições até 7 de setembro
- Citibank - Inscrições até 30 de setembro
- Lojas Americanas - Inscrições até 30 de setembro



Nicelle

17

17 comentários:

  1. Gostei bastante do post porque ajuda aos que tem interesse. Muita gente ouve falar, mas não tem noção de como é ser um trainee e o que precisa ser feito para conseguir a realização de um sonho desse.

    ResponderExcluir
  2. Pra que já sabe o que quer é uma boa, agora pra quem está indeciso como eu,só deixa mais zoado!

    ResponderExcluir
  3. Poxa, muito legal o post. Dá dicas e ainda mostra onde ir em busca das oportunidades. Uma ajuda e tanto!!! Muito obrigada e parabéns ;-)
    Adorei o blog e vou acessar mais vezes.

    ResponderExcluir
  4. Bem legal isso. Mas, é bem complicadinho, né? Super difícil achar um JOVEM que tenha terminado a graduação/pós-graduação há menos de dois anos e já tenha experiência de mercado... Mas, não é impossível ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. É bem difícil conseguir uma vaga como essa. Como vc mesma falou é necessário muita preparação. Quem fica olhando o tempo passar e não se especializa e nem enfrenta desafios, jamais consegue mesmo.
    Visita o meu blog e vê se vc gosta! Bj.

    ResponderExcluir
  6. Oi querida....retribuindo sua visita..e esclarecendo que não passava a impressão de chato.Eu so tinha dado uma opinião mais percebi realmente que seu blog tem mais variedade comparado aos outros.Minhas desculpas.quanto ao post,muito pertinente para universitarios como eu..hehe..ainda to na fase do estagio.Um abraço
    volte quando quiser.

    http;//universovonserran.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Legal, gostei do post. É sempre bom ficar atualizado sobre assuntos pertinentes a minha faixa etária, e a de tantos outros q precisam.
    :)

    Xero!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, gostei!
    Hoje em dia tem que suar a camisa pra conseguir alguma coisa na vida!
    ta de parabens!

    ResponderExcluir
  9. Eu acho esse tipo de vaga disputadissimo para os padrões de ensino do brasil, eles deviam exigir um pouco menos e dar mais chances a pessoas realmente talentosas.

    ResponderExcluir
  10. Querida, o seu blog é sensacional. Cada vez melhor!!!!! Beijos e saiba que amo vir aqui!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que otima iniciativa!
    Integrando o pós universitário no mercado de trabalho, e abrindo o leque de possibilidades de atuação...
    ADOREI!

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  12. Ser um trainee é o sonho de muita gente. Mas, alcançar é para bem poucos. É preciso muito dinheiro pra se encaixar em todos os quesitos. Faculdade conceituada ou é muito cara ou é pública, para estudar em uma assim é necessário dinheiro para bancar escolas particulares e cursinhos, e também a moradia da pessoa em outra cidade. Saber vários idiomas. Bom, eu pago caro pra saber só o Inglês, imagina vários? Experiência internacional? Ai, só daqui a muito tempo :S Mas, quem sabe... a vida dá tantas voltas. Eu é que não vou desistir de ter sucesso profissional por causa de grana.

    um beijão, linda.

    http://viciose.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Bem, ainda sou novo pra pensar em ser um trainee! Mas, seria demais!

    Bom blog ;)

    http://analisefc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. meu curriculo ta fora dos requisitos! :(

    ResponderExcluir
  15. Vc não dá apenas o peixe, mas tb ensina a percar hhehehehehe muito bom o post por ser bem explicativo e ajudar as pessoas que tenham interesse.

    ResponderExcluir
  16. Meus parabéns pelo blog, sempre que puder estarei aki para ler informações rápidas e muito práticas.

    ResponderExcluir