terça-feira, 31 de maio de 2011


:: Maria Filó e as apostas para o inverno 2011 ::

A Maria Filó convida você a viajar pelos pensamentos em 'Meu Pequeno Ateliê', uma coleção inspirada nas coisas belas da vida e onde a poesia está em tudo o que se vê.

Detalhes que fazem a diferença

Clique na imagem para aumentar

Uma produção perfeita inclui detalhes refinados como colares e pulseiras. A Maria Filó adora esses mimos e por isso trouxe pequenas preciosidades para dar um toque de delicadeza e ar refinado ao seu look de inverno.

Pingentes como lápis, quadros e alfinetes remetem diretamente ao ambiente cercado por arte. Os broches não ficam para trás com shape de máquina de costura, frascos de perfumes e laços em cores que se destacam no look.

Clique na imagem para aumentar

A boneca, ícone da coleção, aparece estampada em alguns dos pingentes, que ganham também aplicação de bordados. Os broches trazem refinamento como o laço bordado com pedraria ou a flor de tule, que também pode ser usada como presilha de cabelo.

Mais detalhes nas bolsas e sapatos

Clique na imagem para aumentar

O investimento em detalhes não pára por aí. Além das bijus em diversos tons, nas lojas da marca é possível adquirir artigos bem transados, como cintos com grandes laços e bolsas produzidas com pêlos sintéticos. As peças são democráticas e podem ser utilizadas por mulheres de todas as idades, nas mais variadas ocasiões.

O tricô marcando presença no inverno

Clique na imagem para aumentar

Na temporada de inverno as peças em tricô se tornam desejos e acabam ganhando o posto de indispensáveis no armário. Com tramas elaboradas, conferindo delicadeza e sofisticação na textura rica, ele deixa qualquer look cheio de estilo e aquecido na medida certa. Nos dias frios, o tricô esquenta o top das produções em tons crus, combinados com shorts (em composições diurnas) e calças ou leggings, ideais para a noite.

Peças resinadas

Clique na imagem para aumentar

Outra grande aposta para o inverno é o luxo discreto, que tem como protagonistas peças em alfaiataria de cortes impecáveis e tecidos especiais. Nas araras da Maria Filó, as peças confeccionadas em resina marcam forte presença. Tantos os shorts como as calças - fazendo alusão ao modelo legging, são permitidos para diversos momentos da rotina das fashionistas.

* Com informações da Made Assessoria

Nicelle

60

segunda-feira, 30 de maio de 2011


:: Percentual de pagamento mínimo da fatura de cartão de crédito irá aumentar ::

Assumir dívidas altas com cartões de crédito é algo comum na vida de muitos brasileiros que não possuem um controle rigoroso sobre seus gastos. Levando em consideração esta realidade econômica, o Banco Central decidiu aumentar o percentual do valor mínimo que deve ser pago a cada fatura.

A mudança que tem o objetivo de reduzir o endividamento, começa a valer a partir desta quarta-feira (1º). Agora os clientes são obrigados a pagar pelo menos 15% do total gasto no mês. Mas, as novidades não param por aí. O governo ainda pretende subir para 20% no mês de dezembro.

O consumidor deve ficar bem atento à estas questões, pois optar pelo pagamento mínimo significa assumir uma das maiores taxas de juros do mercado: 10,69% ao mês.

Para aqueles que enfrentam dificuldades em quitar a fatura total, especialistas aconselham a procurar seu banco e tomar um empréstimo com juro menor, evitando o pagamento mínimo. Mas, na verdade o melhor conselho é: compre apenas o que você pode.

* Com informações da Folha.com

Nicelle

53

sexta-feira, 27 de maio de 2011


:: Cientistas afirmam que a música tem poder sobre as emoções das pessoas ::

A música tem o poder de fazer uma verdadeira bagunça nas nossas emoções. Esta afirmação é da revista científica Nature Neuroscience, que recentemente publicou uma pesquisa, onde comprovou que as pessoas se apaixonam pela música igualmente são atraídas para o sexo, jogos, drogas ou comidas saborosas.

O estudo, realizado pelo Instituto Neurológico de Montreal e pelo Hospital Neuro na Universidade McGill, no Canadá, contou com a participação de oito voluntários considerados "amantes da música". Eles levaram para o laboratório suas canções favoritas para que os pesquisadores pudessem analisar quais seriam as respostas emocionais de cada um.

Arrepios de pele, frequência cardíaca, respiração e temperatura foram as principais respostas dos voluntários enquanto escutavam as músicas. A neurocientista e líder da equipe de investigadores, Valorie Salimpoor, explica que estes efeitos são de total responsabilidade da dopamina, um neurotransmissor presente no cérebro e determinante na alimentação, no sexo e nas dependências.

Para poder constatar as mudanças relacionadas à música que ocorreram no corpo dos participantes, foi injetada em cada um deles uma substância radioativa que se liga aos receptores de dopamina. Eles ainda passaram por exames de Ressonância Magnética Funcional, onde foi mostrada cada fase em que o cérebro liberou dopamina por ter os seus circuitos de recompensa antigos afetados pela música.

Outros estudos recentes mostram que esta não é a única experiência cultural que provoca sensações de prazer e bem estar. Visualização de obras de arte também leva algumas pessoas ao topo das emoções.

Nicelle

59

quarta-feira, 25 de maio de 2011


:: Hoje é o Dia do Desafio, não fique de fora! ::

As cidades da Baixada Santista já estão a todo vapor em mais uma edição do Dia do Desafio, a competição mundial que acontece todos os anos, na última quarta-feira do mês de maio. Este é um dia que tem o objetivo de incentivar a prática regular de atividades físicas pela melhoria da qualidade de vida.

A iniciativa teve início no Canadá no ano de 1983 e conquistou alcance mundial através da Tefisa, sediada na Alemanha. Desde 2000 a coordenação deste evento nas Américas ficou sob a responsabilidade do Sesc São Paulo.

Hoje, cidades do mesmo porte, de diferentes estados e países, estão se enfrentando em uma competição amigável para conseguir envolver nas programações o maior número de habitantes.

Nos primeiros minutos desta madrugada a cidade de Santos deu início a participação no desafio, com a tradicional corrida noturna de 7 km num percurso misto entre a areia e o asfalto. Durante todo o dia as atividades acontecem nos bairros, nas empresas e nas unidades do Sesc. Na edição deste ano, as cidades da Baixada Santista estão enfrentando mexicanos, cubanos e venezuelanos.

Para participar é simples, basta praticar qualquer atividade física, por pelo menos 15 minutos, em casa, na rua ou até mesmo no escritório.

É importante lembrar que cada participação deve ser registrada através dos telefones que as cidades estão disponibilizando exclusivamente para computar o número de pessoas e assim, somar pontos para a cidade. Em Santos, todos os que praticarem exercício devem informar pelo 0800-779-1111.

Toda a programação, com locais onde ocorrem os eventos e as cidades que estão se enfrentando, pode ser conferida no site do Sesc São Paulo.

E você, o que está esperando para se juntar ao desafio? Mexa-se! Eu já fiz a minha parte.

* Com informações do Sesc Santos e Sesc São Paulo

Nicelle

50

terça-feira, 24 de maio de 2011


:: Produtos Essência di Fiori: as melhores opções de tratamento para você ::

Clique na imagem para aumentar

Recebi a visita dos Correios que me trouxe uma caixinha da Essência di Fiori contendo dois produtos e hoje vim mostrar para vocês a maravilha que eles são.

Hidratante e Desodorante Corporal de Uva
Este hidratante possui um perfume incrível. Quando aplicado sobre a pele provoca uma sensação de maciez e refrescância. Feito com óleo de sementes de uva, ele é ideal para peles secas, pois hidrata de forma profunda e intensa. Sua embalagem é prática e muito linda por manter esta aparência da mistura do gel com o creme.

Gloss Cristal Espumantes Finos
Este também já é meu queridinho, pois além de proteger e hidratar os lábios, ele possui brilhos especiais que deixam a boca com um efeito luminoso muito lindo. Em sua composição, também possui óleo de sementes de uva, o que lhe garante um cheirinho maravilhoso.

A Essência di Fiori possui uma vasta linha de produtos femininos e masculinos como shampoos, condicionadores, cremes para pentear, sais de banho, sabonetes líquidos, protetores solares, óleos de massagem relaxante e muitos outros.

Não deixe de visitar o site da marca para conhecer todas as opções de tratamento para a sua pele e cabelo. Eu recomendo!

Nicelle

51

segunda-feira, 23 de maio de 2011


:: Enem 2011 abre inscrições nesta segunda-feira ::

As incrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começam nesta segunda-feira (23) a partir das 10h00. Os estudantes terão até o dia 10 de junho de 2011 às 23h59 para realizarem sua incrição, que será feita exclusivamente pela internet com a utilização do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

O valor cobrado é de R$ 35 e haverá inseção do pagamento da tarifa para os alunos que terminam o ensino médio em rede pública.

As provas deste ano estão marcadas para os dias 22 e 23 de outubro. Assim como no Enem do ano passado, algumas regras permanecem: os inscritos não poderão portar relógio e celular e nem usar lápis e borracha na prova.

Impressão das provas

Nas edições anteriores, as provas do Enem foram entregues aos estudantes com alguns defeitos. No ano passado por exemplo, um problema de impressão causou tumulto e um grande desgaste aos alunos que receberam as provas com erros na montagem. Por esta razão, a edição de 2011 contará com algumas mudanças no processo logístico, uma dessas principais inovações é referente à impressão.

Desta vez, haverá um monitoramento eletrônico, o que significa que por meio de códigos uma máquina irá conferir se as provas estão montadas de forma correta ou se há erros no padrão de impressão. A gráfica que está responsável pelo processo de 2011 é a RR Donelley, a mesma do ano passado.

Segundo Malvina Tuttman, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o edital deste ano alerta os candidatos para que estejam atentos a conferir as provas antes de começar a respondê-las. Caso o estudante detecte algum problema, como falta de questões ou erro de impressão, ele poderá solicitar a substituição da prova defeituosa.

Fique ligado!

Início das inscrições: 23 de maio de 2011, às 10h

Término das inscrições: 10 de junho de 2011, às 23h59

Onde: Pela internet (www.inep.gov.br/enem)

Taxa de inscrição: R$ 35 (pagamento pode ser realizado até 13 de junho)

Documentos: É obrigatório informar o número do RG e do CPF

* Com informações da Agência Brasil

Nicelle

56

sexta-feira, 20 de maio de 2011


:: Médicos protestam pelo fim do personagem Ronald McDonald ::

O palhaço Ronald McDonald, que é usado por décadas como um dos principais símbolos da rede de fast-foods McDonald's, parece estar com os seus dias contados. Trata-se de um protesto de 550 profissionais de saúde que publicaram nos principais jornais dos Estados Unidos uma carta aberta direcionada ao McDonald's.

Com o apelo "parem de deixar nossas crianças doentes" os médicos pedem a aposentadoria do personagem, que segundo eles, é o grande responsável pela obesidade presente na vida de um terço das crianças americanas.

Além do fim da realização de marketing voltado para o público infantil, os médicos também exigem o fim do McLanche Feliz e afirmam que por conterem brindes, as crianças são atraidas a consumirem o lanche que contém calorias e rico em sal, gordura e açúcar.

Em resposta às acusações, o McDonald's publicou um comunicado onde defende seu mascote, seus cardápios e sua política de publicidade.

"Como o rosto da Ronald McDonald House Charities (braço encarregado das atividades de caridade do grupo), Ronald é um embaixador a serviço do bem, que dá mensagens importantes às crianças sobre segurança, alfabetização e um estilo de vida ativo e equilibrado. (...) Servimos alimentos de alta qualidade e nossos McLanches Felizes propõem opções e variedade nas porções adaptadas às crianças. (...) Não fazemos propaganda de comida não-saudável à crianças. Nós temos muitas opções que se encaixam em um estilo de vida balanceado e ativo. Fica por conta delas e de seus pais escolherem. E é responsabilidade deles fazerem isso (...)"

E você, o que tem a dizer sobre este assunto? Dê a sua opinião!

Nicelle

60

quinta-feira, 19 de maio de 2011


:: Feijão terá selo para garantir a qualidade dos grãos e auxiliar o consumidor na hora da compra ::

Grande parte dos brasileiros não resiste a um bom feijão na hora do almoço. Este cardápio chega a ser indispensável na mesa de muitas famílias que o consomem diariamente. Mas, até chegar ao prato para ser degustado, quem o prepara perde um bom tempo limpando, pois geralmente o feijão do pacote vem acompanhado de grãos estragados e muita sujeira.

Uma pesquisa revela que metade das marcas vendidas no Brasil apresentam algum tipo de problema na qualidade dos grãos ou com a embalagem. Deve ser por esta razão que o Ministério da Saúde constatou uma queda no consumo deste alimento dos anos 90 em diante.

Para mudar este cenário, reconquistar o consumidor e principalmente, auxiliá-lo na hora da compra, o Instituto Brasileiro do Feijão lançou um selo de qualidade.

Até o momento, o selo já está presente em 12 marcas e outras 20 estão em fase de análise. Com a iniciativa, o presidente do Instituto, Marcelo Luders, garante feijão de qualidade no cardápio de todos os dias. Vamos esperar então.

Nicelle

53

segunda-feira, 16 de maio de 2011


:: Pesquisa revela que ficar muito tempo sentado gera riscos à saúde ::

Você já percebeu que algumas pessoas engordam mais do que outras mesmo quando ingerem as mesmas quantidades de calorias? Para chegar a conclusão do por que isto acontece, pesquisadores da Clínica Mayo, localizada em Minnesota, nos Estados Unidos, realizaram um estudo para avaliar como o sedentarismo interfere na saúde do ser humano.

Eles mediram durante uma semana os gastos calóricos de voluntários que costumavam ficar sentados por longos períodos de tempo. Os participantes estavam proibidos de realizar qualquer atividade física específica. Porém, estavam liberados para outros tipos de atividades rotineiras, como ir ao trabalho, buscar um café na copa, etc.

Os pesquisadores incluiram mil calorias a mais na dieta dos voluntários na segunda semana do estudo. A partir disto, pôde-se constatar que as pessoas que não engordaram foram aquelas que passaram a se movimentar mais durante o dia por conta do excesso de calorias. Já os que tiveram aumento de peso durante a semana, foram aqueles que parmaneceram sentados, em média duas horas a mais, comparados aos que mantiveram o peso.

Analisando os resultados, é fácil compreender que atividades realizadas em nosso cotidiano interferem em nosso peso, assim como os exercícios que são feitos na academia. Os pesquisadores explicam que as pessoas precisam adotar o hábito de realizar pequenas caminhadas e ficar mais tempo de pé, pois ficar horas sentados só gera aumento de peso e enfraquecimento dos músculos, além de redução dos níveis de insulina, o que leva a desenvolver diabetes do tipo 2, obesidade e desacelera a produção do bom colesterol.

Nicelle

71

quinta-feira, 12 de maio de 2011


:: Gisele Bündchen participa de campanha em prol das Florestas e em Nova York é eleita Cidadã Ambiental Global 2011 ::

"O que nos fornece ar puro para respirar, água para beber, alimentos para nutrir, remédios que salvam vidas e um lar para criaturas grandes e pequenas? As florestas! Nós sempre precisamos delas e hoje elas precisam de nós".

O PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) divulgou recentemente uma série de vídeos apresentados pelos Embaixadores da Boa Vontade para marcar as comemorações do Ano Internacional das Florestas.

A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção do mundo e conscientizar a todos sobre o papel fundamental das florestas para o meio ambiente, a saúde e a economia do nosso planeta.

A modelo e ativista, Gisele Bündchen, contribui para a causa com sua participação em duas campanhas. Nos vídeos, ela fala das coisas mais essenciais para a vida, como o ar puro e a água limpa, que só são possíveis com a preservação das florestas.

Assista AQUI a um dos vídeo.

Premiação

Na última sexta-feira (06), Gisele Bündchen foi eleita Cidadã Ambiental Global 2011, pela Universidade de Harvard. A entrega do prêmio aconteceu em Nova York.

Este é o reconhecimento do Centro de Saúde e Meio Ambiente Global da Harvard Medical School para aqueles que contribuem na propagação da urgente necessidade de proteção do meio ambiente.

Para a ocasião, a top brasileira optou por um look clássico da grife Victoria Beckham. O pretinho básico de corte reto a deixou super elegante. Nos pés estavam presentes sapatos nude Christian Louboutin e para fechar a produção, bolsa-carteira prateada.

Clique na imagem para aumentar

Nicelle

59

terça-feira, 10 de maio de 2011


:: Projetos de lei pretendem ampliar a carga horária das escolas brasileiras ::

Dois projetos de lei que pretendem manter os alunos mais tempo nas escolas brasileiras foram aprovados na última terça-feira (03), pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

A primeira pretende aumentar a carga horária anual de 800 para 960 horas, isto equivale a 40 minutos diários a mais de aula ou 20 dias extras no calendário letivo.

A segunda proposta está relacionada à frequência nas aulas. Atualmente, para que os alunos da educação básica sejam aprovados é necessário que eles compareçam a pelo menos 75% das aulas. O projeto busca ampliar esta frequência para 80%.

Por enquanto os projetos, que são de autoria do ex-senador Wilson Matos, estão sendo analisados pela Câmara. Caso sejam aprovados e virem leis, eles passarão a valer apenas a partir de 2013.

Você concorda que os alunos devem passar mais tempo nas escolas? Dê a sua opinião!

Nicelle

66

segunda-feira, 9 de maio de 2011


:: Capriche nos looks de inverno com peças que são indispensáveis ::

O ventinho frio que tem feito parte dos nossos dias anuncia a chegada do inverno. Por isso é hora de arrasar nas produções desta estação que é considerada a mais elegante. Para fazer bonito, fique por dentro das últimas novidades da Capodarte e tome nota de algumas peças que são indispensáveis nos looks de inverno.
Clique na imagem para aumentar

Ter uma carteira grande para guardar papeis, moedas e cartões é um mandamento para todas as mulheres. A cada dia que passa cresce o número de coisas que são colocadas dentro do acessório e, por isso, a Capodarte criou vários modelos que prometem encantar o mulherio que não consegue praticar o desapego e guarda tudo que recebe. As peças chegam em diversas tonalidades e estilos, com e sem fivelas, além de muitas divisões internas, agradando em cheio quem gosta de tudo organizado.

O inverno deste ano chega com acessórios mais elaborados e propostos de forma bem diferenciada para elas, portanto, nada de cintos fininhos e poucos detalhes. Na Capodarte é possível adquirir os amarrantes em couro com muitas dobras, largura e laços para arrematar todos os estilos de produção. Nos modelos que são oferecidos os destaques ficam por conta das cores caramelo, goiaba, café e carvão.
Clique na imagem para aumentar

Nesta estação muitas mulheres ficam confusas sem saber o que devem usar para garantir o estilo nos pés. De acordo com Mariana Alcoforado, da Capodarte, uma ótima dica é investir nas hiking boots, famosas nos anos 80, mas que voltam com tudo nesta temporada de friozinho. Para deixar a produção super atual, vale apostar nos modelos com amarrações em cadarços ou ilhoses. Outra forte tendência desta temporada são as bolsas no estilo saco ou pouchbag. O formato possui alças compridas, resultando em conforto, leveza e praticidade para ocasiões de todos os tipos.

Com informações da Made Assessoria

Nicelle

62

sexta-feira, 6 de maio de 2011


:: Ministério da Justiça lança Campanha Nacional do Desarmamento ::

A nova campanha nacional do desarmamento será lançada pelo Ministério da Justiça (MJ) nesta sexta-feira (06), na sede da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O massacre que aconteceu há um mês na escola Tasso da Silveira, em Realengo, onde 12 crianças foram mortas, tornou-se o principal incentivo para a antecipação desta campanha, que neste ano estava prevista para acontecer em junho.

A expectativa é de receber o maior número de armas em poder da população civil, por isso o Ministério da Justiça pretende espalhar uma rede de postos de recolhimento em todas as cidades brasileiras.

Este ano, locais como igrejas e organizações não-governamentais (ONGs) também poderão se cadastrar para auxiliar na campanha do desarmamento como postos de recolhimento, além das delegacias de Polícia Civil, os quarteis de Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e as Forças Armadas.

No ato da entrega não será necessário o fornecimento de dados pessoais. Cada pessoa receberá um protocolo para sacar, apenas em agências do Banco do Brasil, uma idenização, que dependendo do tipo da arma, varia de R$ 100 e R$ 300. Quando entregues, as armas serão inutilizadas e seguirão em poder da Polícia Federal que é responsável pelo descarte total dos equipamentos.

A ação recebe o apoio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), do Conselho Nacional do Ministério Público e do Conselho Nacional da Defensoria Pública.

Nicelle

49

quarta-feira, 4 de maio de 2011


:: Dê uma nova cara a algum cômodo de sua casa e erga paredes com pilhas de revistas ::

Clique na imagem para aumentar

Se em sua casa existe aquela pilha de revistas velhas e você não sabe o que fazer com elas, hoje chegou o dia de darmos um rumo a estes exemplares e de quebra ainda vamos mudar a cara de algum cômodo de sua casa.

Inspire-se na ideia do arquiteto Elding Oscarson, que transformou radicalmente a parede do escritório de uma agência de design sueca, utilizando um bom número de revistas velhas, tiras de plástico e um andaime.

Para organizar os exemplares, ele criou uma espécie de 'tijolo', formando blocos de revistas presas com as tiras. Depois, ele empilhou cada bloco em frente a uma parede já existente, dando origem ao efeito.

Este projeto foi desenvolvido em 2009 e para ficar pronto levou três dias. Na agência, ele reveste as paredes internas e externas da sala.

Assista AQUI o video com todo o processo de montagem.

Nicelle

63

terça-feira, 3 de maio de 2011


:: Está cientificamente comprovado que rir é um santo remédio para todos os tipos de males ::

'Rir é o melhor remédio'. Com certeza todos nós, em algum momento da vida, já ouvimos esta frase. Pode-se dizer até que ela está meio batida, mas a nutricionista e doutora em medicina Michelle Schoffro Cook, não se importou com isso e resolveu provar que rir não é apenas o melhor remédio, mas sim um santo remédio para todos os tipos de males.

Confira abaixo as seis provas científicas de que uma boa gargalhada faz muito bem a saúde.

1 - A revista Geriatrics and Gerontology International publicou um estudo recente onde mostra que a terapia do riso reduz a depressão em pacientes idosos.

2- O mesmo estudo também revelou que o riso melhora a qualidade do sono e reduz os níveis de insônia.

3- A revista espanhola Revista de Enfermeira publicou uma pesquisa que revela que boas risadas tem efeito na redução de dores por até 45 minutos. O estudo mostrou que a risada pode diminuir dores musculoesqueléticas crônicas.

4- A função dos vasos sangíneos são aprimorados por risadas regulares, aumentando assim o fluxo de sangue e melhorando a saúde cardiovascular.

5- Cientificamente também já foi comprovado que o riso alivia o estresse e ajuda a reduzir a produção de cortisol induzido pelo estresse que, em casos crônicos, pode provocar aumento de gordura abdominal e exaurir as glândulas supra-renais.

6 - O riso reforça o sistema imunológico e ajuda a evitar infecções.

Portanto, sorria e faça bem a sua própria saúde e também daqueles que estão a sua volta.

Hoje é o Dia Mundial do Riso!

Nicelle

54

segunda-feira, 2 de maio de 2011


:: CET de Santos lança campanha para previnir o atropelamento de idosos no trânsito ::

Terá início nesta segunda-feira (02) a campanha 'Vovô no Trânsito Mostra Sua Maturidade', com o objetivo de prevenir o atropelamento de idosos no trânsito de Santos. Além da realização de palestras e a distribuição de 10 mil cartilhas, até esta sexta-feira (06), o público-alvo da campanha será abordado em centros de conveniência, bailes, supermercados e demais locais que costumam frequentar.

A iniciativa acontecerá em um cenário totalmente alarmante e este é o principal motivo de sua realização, pois segundo dados da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) de Santos, mais da metade dos acidentes fatais de 2010 envolveram pedestres com mais de 60 anos.

A pesquisa foi realizada a partir de dados colhidos de boletins de ocorrência da cidade, onde mostra que das 368 vítimas mais de 28% eram idosos, ou seja, de 26 acidentes que resultaram em morte, 14 vítimas pertenciam a terceira idade.

Os dois principais motivos que coloca os idosos como vítimas do trânsito é a imprudência por parte de muitos que não respeitam a faixa de pedestre e nem o momento mais oportuno para atravessar a rua. O segundo motivo é o processo de envelhecimento que resulta na perda de reflexos e velocidade da marcha, além de dificuldades visuais e auditivas.

Confira a agenda de palestras:

• 02/05 - às 14h30 no Recanto de Idosos Mãezinha Joana (R. Evaristo da Veiga, 207, Campo Grande).

• 03/05 - às 9h30 e às 14h30 no Projeto Vovô Sabe Tudo (Av. Presidente Wilson, 143, José Menino).

• 04/05 - às 9h30 no Centro Comunitário Arco-Íris / Projeto Movimente-se com a Música e a Dança (R. João Fracarolli, s/nº, Bom Retiro).

• 05/05 - às 16h00 no Centro de Convivência Vida Nova (Av. Presidente Wilson, 143, José Menino).

• 06/05 - às 15h00 no Centro de Convivência Isabel Garcia (R. Barão Paranapiacaba, 14, Encruzilhada).

Com informações do jornal A Tribuna

Nicelle

57