sexta-feira, 29 de outubro de 2010


:: Anvisa determina mudanças para venda de antibióticos ::

Por conta dos recentes casos de infecção hospitalar por superbactérias registrados no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resolveu acabar com a festa do uso indiscriminado dos antibióticos.

Dai, você pode me perguntar: 'O que os antibióticos têm a ver com a infecção hospitalar por superbactérias?' e eu te respondo: 'Tudo'. Os microrganismos como bactérias, fungos e vírus adquirem resistência natural ao longo do tempo, porém esta resistência pode ser acelerada por nós, humanos, exatamente quando usamos de forma irracional os antibióticos, que hoje ainda são vendidos livremente.

Segundo as novas regras, que foram publicadas nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da União, este tipo de medicamento será vendido apenas com a apresentação da receita médica, a partir do dia 28 de novembro.

As prescrições médicas deverão ter duas vias, para que uma fique retida no estabelecimento e a outra fique com o paciente, devidamente carimbada como comprovante da compra. Além disso, deverá estar escrita com letra legível, sem rasuras e ainda conter todos os dados do medicamento pedido, do paciente e também do médico.

O prazo para as farmácias e drogarias se adequarem às mudanças é de trinta dias e para os hospitais se estenderá por noventa dias. O não cumprimento é considerado infração sanitária e o empresário fica sujeito a ter o estabelecimento interditado e pagar multa que varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

COMUNICADO!
Queridos leitores, por conta do feriado prolongado, só voltarei a postar à partir da próxima terça-feira (02), pois estarei em um acampamento em São Roque/SP.

Desejo um ótimo feriado a todos e no domingo, não esqueçamos de votar consciente pelo bem da nossa nação.

Um forte abraço!!!!

P.s: Aos que ainda não estão participando do sorteio, não perca mais tempo e concorra a um perfume Thipos de sua preferência.

Nicelle

65

quarta-feira, 27 de outubro de 2010


:: Participe do 1º Sorteio do BJNA!!!! ::

Olá, queridos leitores!!!!

Hoje acontecerá o 1º sorteio do BJNA!!!!!!!

Estou muito feliz e espero que todos participem para ganhar um perfume Thipos de sua preferência. Que presentão, hein?!

A Thipos é uma empresa que possui uma vasta linha de maravilhosos produtos, entre hidratantes, sabonetes artesanais, lindas jóias e maquiagens. Porém, seu principal destaque são os perfumes. A linha varia com fragrâncias intensas e suaves para agradar a todos os gostos. São 62 tipos de perfumes, entre femininos e masculinos.

Para participar do sorteio é simples, você só precisa seguir algumas regras:

- Residir no Brasil
- Ser seguidor público do BJNA (para seguir não é obrigado ter um blog, apenas uma conta no google. É só clicar em SEGUIR, localizado na parte de baixo do lado direito do blog)
- Ir no site da Thipos para conhecer todos os perfumes e escolher qual deles você quer ganhar.
- Preencher o formulário AQUI

QUAL SEU THIPOS?
Quando preencher o formulário não esqueça de responder a esta pergunta que é muito importante.

ATENÇÃO!
Só será aceito um formulário por pessoa. Porém, para aqueles que possuem blog e divulgarem o sorteio do BJNA em seu espaço, automaticamente serão liberados para participar mais uma vez, aumentando assim, as suas chances de ganhar. É só deixar o link da divulgação quando preencher o formulário.

INSCRIÇÕES E SORTEIOS
As incrições acontecerão a partir de hoje (27/10) e seguirão até o dia 08/11 às 00:00. O sorteio será realizado no dia 09/11 pelo site Random.org e o nome do ganhador(a) será divulgado aqui no blog.

Entrarei em contato com o/a sorteado(a) por e-mail, que terá dois dias para respondê-lo, informando os seus dados para que a Thipos possa enviar o perfume. Caso o/a ganhador(a) não tenha seguido às regras ou não responder o e-mail, será automaticamente desclassificado(a) e será realizado um novo sorteio.

Qualquer dúvida, é só perguntar, ok?
Boa sorte a todos!!!!!!!!

Siga a Thipos (@thipos) no twitter e fique por dentro de todas as novidades!!!!!

Nicelle

59

terça-feira, 26 de outubro de 2010


:: Cresce o número de crianças em creches públicas no Brasil ::

Os dados preliminares do Censo Escolar 2010 mostram que o número de crianças em creches públicas cresceu.

Em comparação ao total de 2009, o número de estudantes com idade entre zero e três anos, é superior em mais de 100 mil. O acréscimo pode ainda ser maior quando todos os dados forem analisados.

A partir de 2016, entrará em vigor a Emenda Constitucional 59, aprovada em novembro do ano passado. Nela consta que os governos terão que possuir pré-escolas (4 e 5 anos) suficientes para todas as crianças a partir de quatro anos de idade.

O prazo final para os municípios enviarem informações ao Ministério da Educação (MEC), foi até o último domingo (24). Em novembro será feita a divulgação completa dos dados.

Embora, as informações comprovem que os números são elevados, você acredita que ainda exista muitas crianças sem creche no Brasil?

Dê a sua opinião!

Nicelle

53

segunda-feira, 25 de outubro de 2010


:: Campanha contra a caça aos tigres siberianos coloca as pessoas na mira de um tiro ::

Que tal ficar na mira de um tiro? Nossa, hoje comecei o meu texto de uma forma muito tensa, não? Pois é, mas foi com esta linha de pensamento que a WWF e a agência de comunicação Leo Burnett, criaram uma campanha para chamar a atenção da população da Rússia contra a caça aos tigres siberianos.

A campanha consiste em colocar as pessoas, literalmente, na mira de um tiro. Eles confecionaram camisetas com imagens de trigres e distribuiram em lojas de roupas de todo o país e também disponibilizaram para serem vendidas na internet.

Só que, quando os interessados experimentam a peça em frente a um espelho com sensor ou acessam a página inicial da campanha usando a camisa...adivinha? Eles recebem tiros e claro, um belo susto!

Desta forma, os autores da campanha tentam mobilizar a população para assinar uma petição contra a caça dos felinos e pelo visto, o objetivo foi alcançado, pois mais de 200 mil pessoas se envolveram na ação.

Confira o vídeo da campanha aqui.

Nicelle

53

sexta-feira, 22 de outubro de 2010


:: Curta o verão com acessórios da By me! ::

O verão é sinônimo de alta temperatura, pele bronzeada e água de coco. Segundo as tendências da moda, o colorido dos tons quentes e vibrantes estará presente nos looks, sapatos, bolsas e acessórios. Pensando nisso, a By me! preparou novidades imperdíveis para aquelas que querem curtir a estação com muito bom gosto.

Para quem ainda não conhece, a By me! é uma loja virtual de acessórios fast fashion, lá você encontra várias peças lindas para estar sempre brilhando e o melhor: por um precinho super amigo!

Não perca mais tempo, corra no site e aproveite os últimos lançamentos.

Já vou logo avisando que na próxima semana terá sorteio de algum produto da By me! aqui no BJNA, você não vai perder, vai? Fique de olho!!!!!

Ótimo final de semana a todos!!!

Nicelle

59

quinta-feira, 21 de outubro de 2010


:: Barulho pode afetar o sabor dos alimentos servidos no avião ::

Muito se ouve dizer que os alimentos servidos durante vôos comerciais sejam sem gosto. Você concorda com esta afirmação?

Para se aprofundar nesta questão e principalmente, tentar explica-la, cientistas ingleses e holandeses realizaram um estudo e constataram que o barulho do ambiente interfere e é capaz de embaralhar a percepção que as pessoas têm do sabor dos alimentos.

Para realizar a pesquisa, que foi publicada na revista científica 'Food Quality and Preference', os cientistas vendaram 48 pessoas para que elas pudessem avaliar os sabores doces e salgados de alguns pratos, em momentos de barulho e também silenciosos. Assim, elas iam marcando em uma escala a intensidade dos sabores de cada item.

Os participantes descreveram que quando o barulho era alto, a intensidade dos gostos foram menores do que nos momentos que não tinha som.

A partir disto, o pesquisador Andy Woods, explica que o som alto aguça os canais auditivos e assim, aumenta a sensação de 'crocância' dos alimentos. Portanto, se o barulho do fundo é alto, provavelmente a nossa atenção será desviada da comida.

Este estudo foi o primeiro realizado e os pesquisadores devem fazer novos experimentos sobre o assunto.

Nicelle

48

quarta-feira, 20 de outubro de 2010


:: Moda eletrônica: Você já aderiu? ::

Depois que a cantora americana Katy Perry apareceu em uma cerimônia de gala, no primeiro semestre deste ano, usando um modelito que brilhava em cores vibrantes por ter luzes led embutidas, as roupas eletrônicas têm sido a grande pedida.

Ryan Gez, que a acompanha na foto acima, é designer da CuteCircuit e o grande inventor do vestido brilhante, que literalmente é 'movido' a bateria. A partir desta aparição da celebridade americana, os estilistas começaram a produzir mais dessas peças, não só pela roupa em si, mas também pela idéia de sustentabilidade que elas possuem.

Para exemplicar melhor tudo isso, vamos falar da designer Tina Sparkles, que inspirada nas roupas brilhantes, criou a sua nova coleção. Os vestidos são feitos de fios de computador reciclado e segundo a própria estilista, tem o objetivo de criticar o consumo e o problema do lixo eletrônico.

"As peças exploram a forma como o nosso ecossistema se relaciona. Cada fio do computador é uma situação em um sistema ciclíco que interage com todos os outros sistemas dentro do vestido”, afirma Tina.

Nicelle

59

terça-feira, 19 de outubro de 2010


:: Saiba como usar o celular sem incomodar ::

São raras as excessões das pessoas que não usam o celular diversas vezes no dia, afinal razões para usar o aparelho não faltam. Por ser tão útil, ele se tornou algo presente em nosso cotidiano. Com as diversas formas que existem para facilitar a compra do aparelho, só não adquire um, quem realmente não quer ou não gosta.

Mas, algumas pessoas se tornam verdadeiras escravas do telefone portátil e não param de falar nem por um segundo. Saber usá-lo de forma correta e, principalmente, sem incomodar os outros, é fundamental. Afinal, ninguém é obrigado ou está interessado em suas conversas íntimas, nos assuntos do seu trabalho, na briga que você teve com o seu vizinho, etc. Saber ter cautela no uso do celular é, antes de tudo, ter educação.

Pensando nisso, alguns especialistas em etiqueta criaram um manual com dicas de boa convivência entre os amantes de celulares e as demais pessoas que compõem o mundo.

Confira as dicas!

Celular ligado em locais públicos como cinemas, teatros, igrejas, bibliotecas e palestras? Nem pensar! Em hipótese alguma deixe-o ligado.

Está com os amigos e o telefone tocou? Peça licença e afaste-se para tratar de seus assuntos pessoais com discrição. É importante lembrar que você deve ser breve.

Quando precisar falar em público como no ônibus, em shoppings, academia, fale baixo. As pessoas ao redor ficarão gratas.

Não telefone para ninguém antes das 9h00 nem depois das 22h00.

Seja discreto ao selecionar o toque do seu celular.

O viva-voz não é recomendado quando você estiver acompanhado.

Celular com câmera não é sinônimo de sair fotografando tudo que ver pela frente. Lembre-se que, fotografia, só com autorização.

Nicelle

49

segunda-feira, 18 de outubro de 2010


:: Comportamento inadequado nas redes sociais pode custar o emprego ::

Atualmente, as empresas estão cada vez mais interessadas em saber o que seus funcionários e candidatos andam publicando nas redes sociais.

Esta é uma forma de zelar pela imagem e segurança da empresa, afinal nem todas as pessoas sabem usar tais serviços de forma apropriada e tendo consciência do que não se deve dizer nem publicar em seus perfis.

A Proofpoin, empresa americana de solução de segurança de e-mail, realizou uma pesquisa recente e constatou que 7% das organizações já demitiram algum funcionário por causa de seu mau comportamento em sites de mídia social. Outros 20% afirmaram que tiveram que advertir seus empregados pelo mesmo motivo.

A partir destas estatísticas, um grupo chamado "Fired Because of Facebook" (demitido por causa do Facebook) foi criado pelo americado Travis Megale, como uma forma de conscientizar sobre o tema.

No grupo, os membros que perderam seus empregos por causa de alguma mancada que deram no Facebook, contam suas histórias para ajudar e alertar as pessoas a não cometerem os mesmos erros, pois o final acaba não sendo tão agradável.

Nicelle

52

sexta-feira, 15 de outubro de 2010


:: Conheça a linha Beachwear da Nova Lua ::


Mulherio Fashionista, atenção!

O verão está chegando e por isso, já é hora de ir se preparando e escolhendo o que usar para curtir a estação em alto estilo. Como eu quero ver todas brilhando na temporada, trago no post de hoje, as últimas novidades da linha Beachwear com peças da Água Doce, que fazem parte da coleção de verão da Nova Lua.

A Água Doce está no mercado desde 1999 e cria suas coleções sempre voltadas para mulheres jovens, modernas e com muita personalidade. Suas peças são despojadas e elegantes, em tecidos com caimento perfeito, qualidade superior e estampas exclusivas.

As saídas de banho também merecem destaque porque são simplesmente lindas, principalmente os kaftans indianos e balinês, que são sinônimo de conforto, por serem feitos de tecido leve e possuir mangas morcego, que também dão um toque de elegância. Essas peças, com certeza, farão o charme na estação.

O melhor é que os produtos estão com preços promocionais de lançamento. Então, se eu fosse você, não perderia mais tempo e iria correndo no site para conferir todas as novidades. Para SP e RJ o frete é grátis em compras acima de R$ 70,00 e para as demais localidades brasileiras em compras acima de R$ 250,00.

Aproveite o sol e curta a praia usando os biquinis da linha Beachwear da Nova Lua, a marca que prestigia o charme da mulher brasileira.

Em outro post, irei falar um pouco mais sobre a empresa e também de sua linha de peças íntimas, que possui produtos belíssimos de grandes marcas de prestígio. Tenho certeza que vocês também irão adorar.

Nicelle

57

quinta-feira, 14 de outubro de 2010


:: Pacientes devem exigir letra legível na receita médica ::

Todo mundo sabe que os médicos não são grandes amigos das letras legíveis. A prática do 'garrancho' vem se repetindo há diversos anos e causando confusão, principalmente nos balcões de farmácias, onde muitas vezes, o farmacêutico acaba vendendo o medicamento errado ou exagerando na dose, por não entender o que o médico pede na receita.

Desta forma, para que o paciente não cause risco à sua própria saúde, ele tem o direito de exigir que os médicos emitam receitas que possam ser lidas facilmente. Caso haja reclamações e denúncias, elas podem ser feitas ao Conselho Regional de Medicina, que tem escritórios presentes em todas as cidades com mais de cem mil habitantes.

O que você tem a dizer sobre o assunto? Opine!

Nicelle

52

quarta-feira, 13 de outubro de 2010


:: Saiba como denunciar crimes contra a criança e o adolescente ::

No dia 13 de julho deste ano, foi comemorado o aniversário de criação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e na última terça-feira (12), completou-se 20 anos que ele entrou em vigor em nosso país.

Desta forma, jugo de grande importância que sejam mostrados algus caminhos de como denunciar os crimes de abuso sexual e violência doméstica contra crianças e adolescentes. Não podemos ficar calados, quebre e o silêncio e denuncie.

Onde denunciar?

Por ter a responsabilidade de zelar e lutar para que se cumpra os direitos da criança e do adolescente, o Conselho Tutelar é um órgão totalmente aberto para o recebimento de denúncias.

Você também pode optar pelo serviço de saúde do seu bairro, onde alguns exames serão realizados para comprovar se houve mesmo violência/abuso ou vá à delegacia mais próxima, pois se o agressor/abusador tiver sido pego em flagrante, ele será preso.

O Disque 100 é o meio mais conhecido para denunciar. Este serviço recebe diariamente milhares de denúncias de violação dos direitos de crianças e adolescentes.

A agressão foi confirmada?

Sendo confirmada a agressão/abuso é hora de se dirigir ao Ministério Público, que se responsabiliza pela investigação do caso. Este é o órgão que fiscaliza se os direitos de todos os cidadãos estão sendo cumpridos.

A agressão não foi confirmada?

Se a agressão não tiver sido confirmada, o processo então é arquivado e o Conselho Tutelar fica responsável de continuar acompanhando o caso.

Quais as consequências?

O crime de abuso sexual está previsto no artigo 213 do Código Penal. Quem comete este crime, recebe pena mínima de oito anos de prisão.

O crime de lesão corporal, está previsto no artigo 129 do Código Penal. Já os de maus tratos, está no artigo 136. Quem comete estes crimes, recebe pena mínima de dois meses de prisão.

*Com informações do Disque 100 e da ABMP (Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude).

Nicelle

51

segunda-feira, 11 de outubro de 2010


:: SWU : A sustentabilidade começa com você ::

O SWU (Starts With You - Começa Com Você), é um festival de música que tem reunido grandes artistas nacionais e internacionais desde o último dia 9, na Fazenda Maeda, no município de Itu, localizado a 100 km de São Paulo.

O evento, que será encerrado hoje (11), levanta a bandeira da sustentabilidade e tem o objetivo de conscientizar e mobilizar o maior número de pessoas para se juntar a causa de zelar pelo planeta em que vivemos.

Nestes três dias de evento, o público tem participado de vários fóruns, com a presença de especialistas, representantes de ONGs, empresários e políticos, para discutir os diversos temas da sustentabilidade.

Entre as principais propostas de sustentabilidade do festival, a que achei mais interessante foi a estação móvel, instalada para que os participantes possam recarregar a bateria do celular, mp3 ou de qualquer outro gadget, através de energia renovável.

A estação possui painés solares e turbinas eólicas que geram eletricidade. De lá, a energia limpa é transmitida para um stand, montado próximo a estação. Desta forma, a eletricidade chega aos participantes que desejam usar o serviço de recarga.

Segundo os organizadores do evento, os painéis solares e as turbinas podem gerar cerca de 5 KVA de energia durante todo o evento.

Nicelle

55

sábado, 9 de outubro de 2010


:: Aproveite a sua maquiagem até o fim ::

As amantes da maquiagem sabem bem que ela é indispensável na hora da produção. Por isso, vim compartilhar com as minhas leitoras, algumas dicas valiosas que encontrei no blog Ser Sustentável com Estilo, de como não desperdiçar a maquiagem e aproveitá-la até o fim.

Meninos, não fiquem tristes. Passem as dicas para as mulheres de suas vidas, tenho certeza que elas irão amar.

Salve a sombra

Se a sua sombra quebrou dentro da sua bolsa, nécessaire ou em seu estojo de maquiagem, não se desespere. Coloque algumas gotas de álcool e faça pressão com os dedos em cima da sombra quebrada, o álcool junta o pó e deixa o restinho que sobrou mais compacto.

Transforme a base

Uma boa dica apara aproveitar aquela base que está para chegar no finalzinho é misturá-la com creme hidratante de corpo. Aproveite a mistura e passe nas pernas e braços para deixar a pele com uma cor mais homogênea.

Kit de batons

Se o seu batom preferido estiver no final e não tiver mais condições de segurar no suporte, tire o pedacinho e deposite em um outro recipiente. Se você juntar os restos de batons em potinhos separados poderá usar todas as cores até o fim.

Rímel

E se você quer aproveitar aquele rímel que secou ou já está no final, é só pingar algumas gotinhas de soro fisiológico e utilizá-lo por mais algumas vezes.

FALANDO NISSO!!!

Já que o assunto é maquiagem, eu não poderia deixar de falar dos últimos lançamentos de maquiagens da Thipos.

Olha que lindo esse estojo em forma de casinha, feito especialmente para o dia das crianças. Desperte a criança que existe em você! Visite o site e confira todas as novidades.

Nicelle

57

sexta-feira, 8 de outubro de 2010


:: Porto de Santos inicia Temporada de Cruzeiros ::

A Temporada de Cruzeiros Marítimos 2010/2011 teve início nesta sexta (8), no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais. O primeiro navio a atracar no cais às 6h40 desta manhã, foi o MSC Armonia, que tem capacidade para 2.060 passageiros e 770 tripulantes.

A embarcação chegou à Santos com 1.018 passageiros, entre brasileiros e estrangeiros. Daqui partirá com 1.350, no final da tarde, para Búzios, no litoral fluminense e retorna ao Porto de Santos na próxima sexta-feira (15).

Com previsão de movimentação de 1 milhão e 50 mil passageiros entre embarque, desembarque e trânsito, esta temporada de cruzeiros promete ser a maior do Porto de Santos. Em 136 dias de operação, estão confirmadas 307 escalas de 22 navios.

Até o término da temporada, previsto para o dia 20 de abril de 2011, o fluxo de pessoas deverá ser de mais de 1,8 milhão, entre passageiros, tripulantes, prestadores de serviço, visitantes e acompanhantes.

Com a temporada no Concais, espera-se que a economia de Santos e região, movimente cerca de R$ 247 milhões, criando 4.800 empregos diretos e 19.300 indiretos.

Serviço:
Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais
Site: www.concais.com
Twitter: @concaissantos
Tel.: (13) 3289-5455 / Fax: (13) 3289-9722


Nicelle

39

quinta-feira, 7 de outubro de 2010


:: Cidades ganham tom rosa em combate ao Câncer de Mama ::

Pelo Brasil a fora, as cidades estão mudando de cor neste mês de outubro. Trata-se do movimento Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar as mulheres da importância da realização de exames preventivos contra o câncer de mama.

O lema deste ano é "Sem investimento o câncer de mama não tem tratamento", que luta para garantir o acesso gratuito à mamografia para mulheres com mais de 40 anos.

"Quando a mulher é tratada no serviço particular, geralmente em 15 dias já foi submetida à cirurgia. No SUS, até chegar à mesa do cirurgião são no mínimo seis meses", explica Maira Caleffi, presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Este movimento, que é conhecido mundialmente, teve início em 1997, na Califórnia, nos Estados Unidos e uma de suas principais marcas é a iluminação rosa em monumentos históricos de várias cidades, como uma forma de mostrar que apoia e está engajado na causa.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o Cristo Redentor ganhou uma iluminação rosa. Já em São Paulo, os destaques ficaram com o Monumento às Bandeiras, localizado no Ibirapuera e com a Ponte Estaiada, que também foram iluminados em apoio à campanha.


Sendo homem ou mulher, leve adiante esta idéia!!!


Nicelle

49

quarta-feira, 6 de outubro de 2010


:: O grupo Roupa Nova bate um papo com o BJNA ::

Na foto: Serginho Herval, Cleberson Horsth, Ricardo Feghali, Nicelle Almeida, Kiko, Paulinho e Nando

O grupo Roupa Nova está completando 30 anos de carreira e para celebrar a data em alto estilo, eles prepararam uma turnê e têm viajado por todo o país, levando ao público um novo show, com tudo o que foi realizado de melhor nessas décadas de carreira.

No repertório, não poderia faltar os sucessos que marcaram época, como 'Whisky A Go-Go', 'Dona', 'Sapato Velho' e 'Anjo'.

Em sua passagem pela cidade de Santos, o grupo Roupa Nova, recebeu o BJNA em seu camarim para um bate papo, regado de descontração e simpatia. Confira a entrevista.

BJNA - É inevitável não perguntar qual é o segredo do Roupa Nova para conseguir se manter por tanto tempo na estrada, fazendo música boa e conquistando fãs de várias gerações?
Roupa Nova - A simplicidade talvez e a maneira com que cuidamos dos nossos fãs. A fama foi conseqüência de um trabalho sério e bem feito. Respeitamos nossos fãs acima de tudo. Estamos completando 30 anos de carreira e nosso público se renova a cada dia. Hoje, segundo pesquisas, 75% desse público, encontra-se na faixa que vai de 15 a 25 anos. É muito gratificante.

BJNA - No início da carreira, alguns artistas serviram de exemplo para o Roupa Nova se espelhar? Quais?
Roupa Nova - Beatles, sem duvida nenhuma. Crescemos ouvindo e nos inspiramos neles. Para quem da nossa faixa etária não foi assim?

BJNA - Muita gente faz a ligação do nome do grupo com a canção de Milton Nascimento. A canção realmente inspirou nesta escolha?
Roupa Nova - Nós gravamos essa música no nosso primeiro disco. Mas, o nome veio antes. O nome do grupo era Famks e nosso produtor sugeriu que mudássemos o nome. Ele tinha a idéia de uma nova roupagem. O Roupa Nova veio daí. A princípio achamos um pouco estranho, mas com o tempo nos acostumamos.

BJNA - Quais as principais mudanças que ocorreram no Roupa Nova do início para o Roupa Nova de hoje?
Roupa Nova - O que pregamos sempre foi a liberdade de expressão. Não há líder na banda. Na verdade, o que existe é uma cooperativa na arrecadação dos direito autorais, além de amizade e companherismo. Sempre nos preocupamos em fazer carreira e não apenas um sucesso de uma canção. Acho que isso tudo que acontece, é a resposta do nosso sonho. Acreditamos no trabalho, hoje somos sócios do fruto dele. Sempre zelamos pela qualidade em qualquer época da carreira. Isso é indiscutível. Mas, hoje temos muito mais recursos e a tecnologia que nos permite resultados que eram impossíveis no passado.

BJNA - Nos shows que têm acontecido em comemoração pelos 30 anos do grupo, vocês têm levado o público a uma verdadeira viagem pelo túnel do tempo?
Roupa Nova - Além dessa viagem no tempo inesquecível, com todos os grandes sucessos que nos consagraram e que marcaram época, destacamos também o novo palco e a nova iluminação. Mais? Só indo ao show. Tem muitas surpresas!!!

BJNA - Com o "Roupa Nova em Londres", o grupo conquistou o Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo brasileiro. Como vocês se sentem com mais esta conquista?
Roupa Nova - Sensação maravilhosa, uma grande conquista e também o reconhecimento dos membros da Academia pelo nosso trabalho. Ter conquistado o Grammy Latino, concorrendo com artistas de primeira, nos deu a certeza e estarmos no caminho certo.

BJNA - Em apenas uma palavra, como vocês definem o Roupa Nova e por que?
Roupa Nova - AMOR. Precisa definir?

Nicelle

67

terça-feira, 5 de outubro de 2010


:: Desastre ambiental inspira grife de calçados ::

Todos devem lembrar do vazamento de petróleo que ocorreu no Golfo do México, em Abril. O fato acabou inspirando a marca americana de calçados, Bed Stü, que lançou recentemente uma linha de sapatos com estampas que dão a idéia de estarem sujos de lama, como os utilizados pela equipe que tentava conter o desastre ambiental.

Com o lançamento, a empresa tem o objetivo de conscientizar sobre o envolvimento de todos no caso. Mesmo que o poço tenha sido definitivamente selado, as consequências ainda precisam de atenção.

“A ideia pode ser um catalisador para sensibilizar as pessoas e lembrá-las de que precisamos pedir por uma providência”, explica Nicole Beltrami, porta voz da empresa.

A nova coleção deve chegar às lojas em novembro e cada item será vendido por U$ 85,00. Todo o lucro das vendas irá para projetos que lutam pela restauração da vida selvagem e pela limpeza da área afetada.

Nicelle

41

segunda-feira, 4 de outubro de 2010


:: Nada como uma crônica para falar do segundo turno ::

"Guardem os champagnes, não haverá mais festa", imagino que tenha sido esta a frase da candidata Dilma Rousseff ao tomar conhecimento, diretamente do Palácio da Alvorada, de que a eleição presidencial escorregava para o segundo turno. "Já passei por isso”, dizia o presidente Lula e padrinho político, na tentativa de consolar a companheira.

É, minha cara, a corrida eleitoral ainda não acabou. De fato, o dia 3 de outubro reservou grandes surpresas, não? Sem perder mais tempo, é hora dos candidatos convocarem suas tropas para criar novas estratégias, pois terão a frente mais 1 mês de campanha.

Eles nem devem estar gostando tanto da idéia de ter que voltar às ruas e fingir que adora o calor do povo brasileiro. Se bem que, para o candidato tucado, José Serra, tudo será festa daqui pra frente.

Imagino que quando encontrar os eleitores, até colocá-los no colo, ele vai. De acordo com as últimas notícias, o seu slogan será mudado neste segundo turno. Agora vai de "Serra é do bem", na tentativa de provar que ele não apresenta nenhuma ameaça à democracia brasileira.

Já a Dilma, até agora não apresentou as novidades de sua campanha. Neste momento, ela deve estar reunida com a sua equipe, decidindo o que farão daqui pra frente.

Mas, e a Marina, a quem irá apoiar? Mesmo não garantindo que os seus 20 milhões de votos sejam transferidos de forma automática para quem tiver o seu apoio, é fato que eles terão, de certa forma, algum peso no segundo turno. Por isso, a Dilma e o Serra sairão no tapa para ter a Marina do lado.

Quem ficará com o apoio dela, eu realmente não sei. Mas, se eu fosse eles, daqui pra frente, usaria a principal estratégia de ser mais Marina. Esta sim, - me permitam o trocadilho -, apesar da derrota, foi a que saiu mais vitoriosa e deixou para todos a receita de como ser autêntica.

O povo decidiu e o segundo turno vem aí. Será que trará consigo ainda mais surpresas? Ah, assim meu coração não aguenta!

Nicelle

50

sexta-feira, 1 de outubro de 2010


:: Trabalho Voluntário: Quem quer, vai e faz ::

O trabalho voluntário é uma prática que cada vez mais vem se firmando em nossa sociedade como um canal de transformação e contribuição aos mais necessitados. Seja uma vez por ano, uma vez por mês ou diariamente, aqueles que se disponibilizam, doando o seu tempo e conhecimentos, ajudam a tornar o mundo um lugar mais justo.

Se você gostaria de candidatar-se para ser um voluntário, mas carrega consigo as dúvidas mais frequentes, a Associação Tertio Millennio criou o Guia do Voluntariado, com 9 dicas para te ajudar. Confira e faça a sua parte!

1. Todos podem ser voluntários
Trabalho voluntário é uma experiência aberta a todos, não apenas para quem é "especialista" em alguma coisa. Todos podem contribuir, a partir da idéia de que o que cada um faz, pode beneficiar alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil.

2. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: o voluntário doa e recebe
Voluntariado não é sinônimo de obrigação ou de coisa chata, motivada por sentimento de culpa. Pelo contrário, é uma experiência espontânea, alegre, prazerosa e gratificante porque ele doa a sua energia, tempo e talento, mas ganha muitas coisas em troca: contato com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações e aprender coisas novas.

3. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária
Trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal. É contato humano, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado. Este sentimento é uma motivação fortíssima para o envolvimento das pessoas.

4. No voluntariado, todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha, a comunidade
O sentido da ação voluntária é eminentemente positivo: ao mobilizar energias, recursos e competências em prol de ações de interesse coletivo, o voluntariado reforça a solidariedade social e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana.

5. Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade
O voluntariado não compete com o trabalho remunerado nem com a ação do Estado. Uma sociedade participante e responsável, capaz de agir por si mesma, não espera tudo do Estado, mas tampouco abre mão de cobrar do governo aquilo que só ele pode fazer.

6. As formas de ação voluntária são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário
Cada necessidade social é uma oportunidade de ação voluntária. Entre as principais áreas de atuação estão: saúde, educação, atividades esportivas e culturais. Basta olhar em volta e dar o primeiro passo.

7. Voluntariado é ação
O voluntário é um pessoa criativa, decidida, solidária. No trabalho voluntário, não há cartórios nem monopólios. Não há hierarquia de prioridades. Não é preciso pedir licença a alguém, antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz.

8. Cada um é voluntário a seu modo
Alguns são capazes individualmente de identificar um problema, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo. No voluntariado é assim: não há fórmulas nem receitas a serem seguidas.

9. Voluntariado é escolha
Cada um contribui, na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Cada compromisso assumido, no entanto, é para ser cumprido.

O guia do Voluntário, da Associação Tertio Millennio, tem a autoria de Miguel Darcy de Oliveira.

Nicelle

49